"Um pouco sobre minhas próprias composições para orquestra sinfônica"
Esta sinfonia foi meu primeiro trabalho voltado para a composição orquestral feita sob encomenda para um festival de encerramento do ano do grupo de ballet em uma Escola de Artes em Fortaleza. Na ocasião foram usados os seguintes movimentos: 1º,2º, 3º e 5º. O quarto movimento foi composto depois para totalizar o libreto.
A história desenrola-se em cada movimento da seguinte maneira:
1º Movimento - A Chegada ao Lar dos Deuses
Mostra o deslumbramento da tripulação da nave Zeus ao deixarem a atmosfera terrestre e depararem-se com a grande imensidão do espaço, assim como o hipnotizante brilho das estrelas. A música segue marcada por tonalidade menor com ênfase ao coro de tenores e contra-alto e é marcada pela marcha de cunho imperial para pontuar a entrada da nave Zeus em definitivo ao espaço, o lar dos deuses.
2º Movimento - O Diálogo das Constelações
O maior encantamento da tripulação diz respeito a grande harmonia observada no universo por todos os corpos celeste que o constituem, além da dependência que cada corpo possui um do outro, para que essa harmonia seja mantida. A música segue em alegro e tonalidade maior em contra-ponto representado por diálogos em instrumentos de madeira e metal, com perguntas e respostas melódicas.
3º Movimento - Poeira Cósmica
A tripulação passa por problemas e perde um de seus componentes após terem sua nave atingida por um corpo celeste, pondo em dúvida o sucesso que a missão poderia ter, em sua volta ao planeta terra. O clima de melancolia entre os tripulantes é notório. A música é marcada por um clima tenso de mesmo calibre em tonalidade menor com ênfase para o violoncello e cravo.
4º Movimento - O Magnífico Ballet Terrestre
A terra é vista por eles como nunca antes imaginada e a mesma acaba tornando-se um exemplo à superação, pois, dentre as condições adversas nosso planeta prosperou com a vida. Os tripulantes são tomados por uma vontade de vitória fora do comum e o trabalho em equipe garante o sucesso nos reparos da nave. A música é um adágio em tom maior com a marcação harmônica de cravo e diálogo inicial entre violoncello, oboé e flauta. O desfecho é em tom glorioso com um coro completo.
5º Movimento - De Volta ao Lar
A viagem de volta é marcada com tensão pois sempre haveria possibilidade dos reparos não serem eficientes. Mas, tudo ocorre bem e na entrada em nossa atmosfera, os tripulantes olham para o espaço com uma sensação de respeito, mesmo após todos os problemas e percebem o quão pequenas são nossas vidas em virtude do Deus maior chamado "Universo". A música é iniciada em tom menor por instrumentos de cordas e coro grave. A viagem é marcada por progressão harmônicas tendo o tímpano com marcação de pulso firme. A entrada na terra ganha um ar melódico provindo do oboé e a chegada em solo é marcada pela modulação a tom maior com progressões de cadência perfeita.
♪ Regente ♪ Músico Multi-Instrumentista e Vocalista ♪ Arranjador ♪ Compositor ♪
♫ ♫ Tradutores ♫ ♫
♫ ♫ Pesquise ♫ ♫
domingo, 25 de abril de 2010
Sinfonia nº 1 - Odisséia Estelar - Composição: Roberto Holanda
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário