♫ ♫ Tradutores ♫ ♫

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

♫ ♫ Pesquise ♫ ♫

terça-feira, 15 de junho de 2010

Peças Para Fanfarra

"Um pouco sobre minhas próprias composições para bandas fanfarras"

Devido as limitações que as bandas fanfarras possuem em relação as extensões dos instrumentos de sopro e levando em consideração que muitas vezes a fanfarra é o primeiro contato de estudantes com uma formação musical com maior número de integrantes. Minhas composições para essa área tem um cunho mais didático, sem muitos saltos complexos ou frases extensas. Visando, principalmente, atrair o interesse dos alunos para grupos mais amplos como: Bandas Sinfônicas, Orquestras e Coral. Peças que mesmo com alta simplicidade buscam chamar a atenção musical do aluno para a beleza simples de tocar em grupo e gerar sons harmônicos. Mesmo que se esteja ainda iniciando no mundo musical. Minhas duas principais obras nesse gênero são:

Marcha Estudantil I
Com abertura dando ênfase à percussão até a entrada das cornetas e cornetões tocando intervalos harmônicos. Um interlúdio marcado por um queda de volume para execução solista das cornetas em Sib e volta ao tema principal. Música literalmente feita para ser tocada em desfiles solenes não importando o quanto seja necessário a suas repetições temáticas.

Marcha Estudantil II
Novos fraseados, agora com o um grau de dificuldade maior. Do ponto de vista didático-musical, a leitura exige uma leitura de partitura mais apurada, devido suas células rítmicas e melódicas mistas. Possui mesma tonalidade da primeira marcha e pode ser tocada facilmente em alternância gerando uma sensação de interlúdio de uma peça única.

Nenhum comentário:

♫ ♫ Compartilhe ♫ ♫

Bookmark and Share

♫ ♫ Educação Musical ♫ ♫

♫ ♫ Educação Musical ♫ ♫
Educação Musical é a educação que oportuniza ao indivíduo o acesso à música enquanto arte, linguagem e conhecimento. A educação musical, assim como a educação geral e plena do indivíduo, acontece assistematicamente na sociedade, por meio, principalmente, da industria cultural e do folclore e sistematicamente na escola ou em outras instituições de ensino.