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quarta-feira, 2 de junho de 2010

Concerto Para Metais nº1 - Concerto Marcial - Composição: Roberto Holanda

"Um pouco sobre minhas próprias composições para metais"

Compor peças musicais para metais é começar qualquer ideia com som alto e forte, pelo menos para mim. Tenho boas lembranças de ainda quando criança, ver passando por minha rua, bandas de colégios executando marcha em dias solenes. E, acima de tudo, de ter feito parte de bandas marciais no período como estudante de música no CEFIS. Apesar de ter escrito outras peças para metais, essa é realmente a minha primeira obra para essa formação com aprofundamento temático-musical. O ponto de partida foi escrever um grupo de obras que mais são executadas por grupos metálicos, não em consideração as obras europeias, mas em relação as minhas vivências musicais em grupos de Fortaleza.

1º Parte: A Marcha
Essa marcha foi minha primeira composição feita sobre encomenda para um dos núcleos musicais onde sou regente. Apesar de soar como marcha, ela possui um andamento quartenário e não binário, o que confere uma sonoridade que prevalece muito mais ao fraseado melódico do que o rítmico. Por isso, escolhi como peça de abertura para esse concerto, por tratar-se de uma obra bem mais voltada à execução camerística do que a marchas em locais públicos e abertos. Possui fraseado de fácil assimilação e que vai crescendo com a junção do instrumental que se desencadeia junto a percussão marcante. O final é marcado por contra-tempos típicos de bandas marciais de desfiles, o que confere a peça um ar enérgico muito interessante.

2º Parte: A Valsa
Também composta sobre encomenda na mesma época que a marcha, a valsa é uma de minhas obras mais queridas. O desafio de compor algo simples e sem muitas alterações e que seja ao mesmo tempo marcante e agradável, é algo realmente complexo. Para inseri-la no concerto, a partitura passou por algumas modificações, assim como a marcha, mas que não retiram em nada a ideia original. Apenas acrescentam. Abre com marcações fortes de cadências I-IV-IV-I-IV-V-I e só então a valsa é anunciada com o fraseado da trompa que é seguida por trompetes em terças, logo depois. O interlúdio é forte com tom chamativo do primeiro trompete na tônica e que abre o final, logo depois, de forma alegre e modulante.

3ºParte: A Miscelânia
Após ter terminado as duas primeiras partes, senti uma certa injustiça por não ter composto algo que lembrasse o baião nordestino, já que esse foi um dos estilos mais executados e escutados por mim como músico de bandas marciais em Fortaleza e em Russas. Também pensei que seria injusto compor algo de cunho popular para metais sem exaltar o jazz. Como as dúvidas eram muitas, decidi compor algo que mais me agradava como músico instrumentistas de orquestras, bandas sinfônicas, bandas marciais, fanfarras e big bands. Ou seja, o velho e conhecido "Pout-Pourri" ou "Medley". Foi o que fiz, a peça abre com uma marcha em tom quase fúnebre que cresce ao tom militar e que prepara para uma progressão bluesística. Logo em seguida, o motivo da música aparece por alternâncias enre trompete, trompa e trombone, mas em ritmo de baião que depois é acelerado, agora em jazz-swing. Ao final do fraseado a marcha volta em forma de interlúdio, mas agitado dessa vez. A progressão do blues é revista novamente com andamento de jazz que segue até o seu desfecho. O final é um coda que cai para o fraseado típico jazzístico com andamento lento e que acelera ao fim para marcar resolução. É uma de minhas obras mais eloquentes e que se encaixa perfeitamente também dentro de minhas composições para Big Bands, que falarei em outra oportunidade.

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Educação Musical é a educação que oportuniza ao indivíduo o acesso à música enquanto arte, linguagem e conhecimento. A educação musical, assim como a educação geral e plena do indivíduo, acontece assistematicamente na sociedade, por meio, principalmente, da industria cultural e do folclore e sistematicamente na escola ou em outras instituições de ensino.