♫♫Rádio: Maestro - Roberto Holanda♫♫

Siga-nos, via Email!

♫ ♫ Tradutores ♫ ♫

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

♫ ♫ Pesquise ♫ ♫

Carregando...

domingo, 25 de abril de 2010

Cursos de Música da Universidade Estadual do Ceará - UECE

Atualmente o departamento de Música da UECE conta com os seguintes cursos: Música Lincenciatura, Bacharelados em Flauta Transversa, Piano e Saxofone e Composição.
Para o ingressar em algum dos cursos além do vestibular comum a todos os cursos, os candidatos devem prestar exame de aptdão composto de duas fases distintas.
A primeira fase consta de prova teórica/prática explorando assuntos como ditado melódico, rítmico, transposição, harmonia, história da música e percepção

Os canditatos serão promovidos a próxima fase se obtiverem no mínimo a pontuação de 4,5 na prova.
Na segunda fase do teste de aptdão, os candidatos ao curso de licenciatura plena em música deverão saber a respeito de intervalos melódicos e harmônicos; ditado rítmico e rítmico-melódico (uma voz); ditado harmônico; solfejo tonal; além de ter de executar uma peça instrumental ou vocal de livre escolha.
Vestibulandos que tem vagas de habilitação em piano devem tocar uma peça polifônica (Bach ou Scarlatti); um primeiro movimento de sonata clássica; uma peça romântica e outra brasileira.
Concorrentes ao bacharelado em música com habilitação em composição precisam apresentar uma peça ou conjunto de peças com três minutos para quaisquer tipos de instrumentos onde todas as partes estejam realizadas na partitura.


Os que pretendem estudar flauta devem executar a fantasia para flauta solo de Georg Philipp Telemann; além de um estudo de expressividade (lento / melódico); um de velocidade (legato ou staccatto); uma peça de Pixinguinha e uma de livre escolha.
Para concorrer à habilitação em saxofone, o candidato deverá executar uma peça standard de jazz e um solo escrito por Charle Parker ou John Coltrane.
O candidato aprovado no exame específico será inscrito no curso de sua primeira opção. O vestibulando que faltar a qualquer uma das provas dessa etapa e não estiver apto, será automaticamente inscrito para a segunda opção de curso indicada na ficha de inscrição.
Só então após todas essas etapas o candidato pretará o exame vestibular de primeira e segunda fase. As provas específicas da segunda fase do vestibular aos canditados do curso de música são: Redação, Língua Portuguesa, Geografia e História.

Nenhum comentário:

♫ ♫ Compartilhe ♫ ♫

Bookmark and Share

♫ ♫ Educação Musical ♫ ♫

♫ ♫ Educação Musical ♫ ♫
Educação Musical é a educação que oportuniza ao indivíduo o acesso à música enquanto arte, linguagem e conhecimento. A educação musical, assim como a educação geral e plena do indivíduo, acontece assistematicamente na sociedade, por meio, principalmente, da industria cultural e do folclore e sistematicamente na escola ou em outras instituições de ensino.