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sábado, 24 de abril de 2010

Afinação - III

II. Subindo a Afinação – Recortar ou Reesculpir os Orifícios das Notas
Tem dois termos que são freqüentemente usados, aleatoriamente, para descrever o
método de ajustar uma tonalidade para subir a afinação. Elas são o recorte e fresamento.
Fresamento significa furar ou escariar.Quando os clarinetes são feitos na fábrica, alguns
orifícios devem ser modelados com uma variação da conicidade para corrigir a afinação e
a entonação.Geralmente, clarinetes de grande diâmetro interno, tais como o Selmer Série
9 , possuem os furos das notas grandes , sem o recorte inferior . Isto produz um som
profundamente sonoro, porém, as décimas segundas são erráticas, usualmente tendem a
serem altas quando se toca em pianíssimo no registro Chalumeau. Com a introdução do
modelo R 13 pela Buffet, em meados de 1950, foi redirecionado para um pequeno
diâmetro de furo, com dois chanfros, porém, altamente fresado ou recortado por dentro
para produzir melhores décimas segundas.
O Dr Lee Gibson escreveu um artigo, na revista The Clarinete, vol.12, n°3 . Ele fornece
uma boa descrição sobre o recorte interno e seus efeitos na afinação. Eu acredito que
muitos destes parâmetros são primordialmente teóricos.Todos os meus conceitos são
derivados de um trabalho empírico.Para esta discussão é muito importante notar o
propósito do recorte interno no orifício na nota.Basicamente, ele serve para: a) subir a
afinação da nota fundamental. b) melhorar a entonação.Quando o furo da nota possui o
recorte interno, a nota tende a um sustenido. Gibson dita que a décima segunda será
abaixada.Na minha experiência ela pode sofrer uma variação mais estreita na faixa da
décima segunda, porém as afinações da décima segundas e da décima sétima, sobem
também.
Eu gostaria de frisar a importância de certas precauções quando usar este procedimento.
Na minha experiência de qualidade profissional requerem o recorte inferior somente nos
orifícios mais próximos da boquilha.Melhoras nesta área podem e devem ser feitas,
trabalhando somente no barrilete (veja a sessão de boquilhas e barriletes).Erros no recorte
inferior podem arruinar um instrumento. Um recorte excessivo pode causar um
abafamento na nota ou sua instabilidade.Quando um orifício de nota foi fresado
excessivamente, é também difícil localizar o centro da afinação; a nota fica como se fosse
“selvagem” para o músico. As seguintes sugestões são feitas no contexto do retoque. Se
você sente que há um problema acústico maior com o orifício da nota no seu clarinete, eu
sugiro que você trabalhe com um lutier (músico artesão) qualificado.
O método que eu uso para subir a afinação, não é estritamente o recorte interno, porque
geralmente ele não envolve o corte do perímetro todo do orifício da nota no corpo. Eu
uso uma lima suíça de pequeno diâmetro para ajustar o recorte existente na porção do
recorte interno.
Antes de cortar o orifício da nota, esteja certo que a afinação da nota baixa não pode ser
corrigida levantando mais a sapatilha ou simplesmente limpando o orifício.Também
muitos clarinetes tendem a ser baixos na área das notas “throat tones” “E” e “F”. A afinação desta área desce quando o barrilete é puxado mais que 0,5 mm. O espaço criado
causa um aumento localizado no diâmetro do tubo.O uso de anéis de afinação é altamente
recomendado para evitar este problema.
No caso dos orifícios das notas eu trabalho com o recorte baseado no desenho original de
fábrica. Eu usualmente trabalho na região superior do perímetro, do lado da
boquilha.Quando eu trabalho em orifícios que não tenham um recorte interno prévio, eu
começo pelo perímetro superior. Se depois de remover uma quantidade de material, a
nota não alterar suficientemente, eu removo a mesma quantidade do perímetro interno.
Eu continuo este processo até que eu consiga o grau desejado de melhoria. Este método
encorajará um corte mais uniforme na parte do recorte interno.
Para ajustar o orifício da nota use uma lima redonda, um pouco mais fina que o diâmetro
interno do que o orifício. Utilizando a iluminação interna, posicione a lima como
apresentado no Exemplo 5. Mova a lima de modo que ela corte somente quando puxada
para fora do instrumento.Este método permite um maior controle e sensibilidade da força,
propiciando a saída da serragem para fora do orifício.Mais uma vez evite irregularidades,
como cortes profundos. Trabalhe vagarosamente!Uma vez que a madeira é removida é
muito difícil repará-la.

As notas “throat tones” E – F tendem a ser baixas na maioria dos clarinetes. Eu acredito
que uma tolerância de 10 centésimos entre as décimas segundas é aceitável. Se você
precisar ajustar estes orifícios, lembre-se que você estará subindo a afinação de B1 e C2
uma décima segunda acima.O furo que emite F1 também atua no terceiro modo (o
registro altíssimo).Se este orifício for muito aumentado o registro altíssimo ficará
instável.O orifício que emite G1 é uma nota totalmente independente e pode ser ajustada
sem muito medo.
A nota A1 é produzida por ambos os orifícios de G#1 e A1. Subindo a afinação de G#1,
também subirá de A1. A afinação da “Throat tone” Bb1 é função do orifício de A1 e do
tubo da chave de registro. Se você subir a afinação de A1, você também subirá a afinação
de Bb1.
III.Ajuste do Tubo de Vazão
As funções do tubo de vazão “pip” são como chave de registro e orifício de nota Bb1.
Muitos clarinetes em A, especialmente a série R13, possuem esta nota tendencionada
para bemol. O tubo de registro pode ser encurtado para melhorar esta nota, porém
existem muitas considerações antes de executar este procedimento.
Um tubo curto subirá a afinação do registro superior do clarim (mão esquerda).As notas
G2 –B2, serão tendencionadas para sustenido, em muitos clarinetes em A e em alguns
Bb.
Um tubo curto, também subirá a afinação de B1 (B natural). Nos clarinetes em A , padrão
Buffet, que possuem um comprimento de 14,7 mm de tubo, eu encurto 5,00mm.Encurtar
o tubo de um clarinete em A, produz um efeito positivo de minimizar a sub nota que
incomoda em alguns clarinetes em A2.Quando o tubo se torna curto demais, existe uma
perda do foco nas notas Bb1-D2.Uma coisa leva á outra!
ENTONAÇÃO
Quando uma clarinete possui uma nota que é muito apagada, abafada ou muito brilhante,
pequenos ajustes no formato do orifício da nota na parte do recorte interno, pode ser
alterado para melhorar a qualidade. Isso é o que nós chamamos de entonação. Para
muitos este detalhe se enquadra na categoria “não faça isto em casa”. Eu explicarei
algumas de minhas técnicas e soluções, porém use estas informações cuidadosamente.

Muitos músicos reclamam que uma nota é abafada.Normalmente, isto é causado pela
altura incorreta da sapatilha. Um pequeno ajuste, elevando a altura da sapatilha, sobre o
orifício da nota solucionará o problema.A utilização de sapatilhas de cortiça tem sido
muito comum na parte superior dos clarinetes, porém, uma tensão deve ser dada a forma
e ao tamanho da sapatilha, que pode causar ruído de vento.Nós podemos ouvir este ruído
na execução da nota e também a sua redução de volume.As sapatilhas de cortiça são
freqüentemente deixadas com cantos abruptos, os quais causam turbulência quando o ar
passa através do orifício da nota.Depois de instalar uma sapatilha de cortiça eu removo a
chave e arredondo os cantos vivos com uma lixa de n° 400. Sapatilhas de cortiça na
chave de registro deve fechar totalmente o orifício e mantê-los fechado para uma
entonação apropriada no registro superior do clarim.Sapatilhas de cortiça nas chaves C#1
/G#2 deve permanecer fechadas.
Em alguns clarinetes a nota “throat tones” E1 é soprada contra a sapatilha e produz um
ruído muito alto. Se a altura da sapatilha é máxima e a nota continua ruidosa o orifício da
nota deve ser re-trabalhado severamente recorte inferior.Usualmente esta solução não
corrige o ruído, porém ele pode ser minimizado. A circunferência inteira do recorte
inferior deve ser aumentada, porém isto de vê ser feito somente com uma ferramenta
especial.Muitos orifícios pequenos de notas dos clarinetes profissionais não são
cilíndricos. Eles são maiores na abertura e menores na região do espaço interno, onde o
recorte inferior começa.Esta redução no orifício da nota causa um efeito Venture,
aumentando a velocidade do ar, porém o orifício de nota que tem um recorte inferior
muito grande, produz uma forte corrente de ar contra a sapatilha causando ruído.Como
músico e representante da Buffet por muitos anos, eu sempre evitei adquirir instrumentos
com estes problemas, apesar de serem muito bons em outros aspectos.
Quando eu afino grandes orifícios de notas baixas (clarinetes baixos) utilizando
Durepoxi, a nota tende a ficar restrita. Eu resolvo este problema aumentando o lado
inferior do orifício de nota, abrilhantando assim a sonoridade da nota.Quando fizer isto, é
importante manter o ângulo de corte o mais próximo da vertical, evitando cortar na parte
do assento da sapatilha.
Notas G abafadas no registro chalumeau são comuns nos clarinetes em A. Para evitar
trabalhar no lado de dentro do orifício da nota, que é um trabalho muito difícil e pode
ainda piorar o problema, se a altura da sapatilha estiver correta eu recorto as asas em
torno do orifício da nota.
campana é colocada, o degrau criado provoca uma redução do diâmetro do tubo,
abafando a nota G. Eu tenho obtido um bom resultado alterando o diâmetro final da
campana para evitar este degrau, porém isto pode afetar a estabilidade do registro
superior do clarim.Note que este ajuste deve ser feito concentricamente.Para melhorar,
pode-se simplesmente girar a campana até encontrar uma posição que minimize o
problema.
Ocasionalmente, a nota “pula” fora da escala porque ela está muito brilhante e soa muito
forte quando comparada às notas vizinhas. Freqüentemente, as notas que são
problemáticas são F2 e E2 no registro clarim e suas primas no registro altíssimo D3 e
C#3. Elas são facilmente corrigidas, porém você vai necessitar de uma ferramenta
especial.Eu uso uma ferramenta esférica da Dremel para retificar a face do orifício da
nota.A porção do recorte inferior destes orifícios de nota nos clarinetes Buffet é em forma de
cúpula não cônica.Para melhorar a nota, a parte do recorte inferior mais próxima do lado
da campana deve ser levemente aumentada.Pelo fato de não existirem chaves que
precisem ser removidas, eu trabalho nestes orifícios vagarosamente.Faço pequenas
escoriações aplicando uma pressão de baixo para cima e testo a nota.É fácil executar este
trabalho sendo um músico, que almeja uma melhoria nestas notas. Este método de re
trabalho no orifício da nota possui outros efeitos positivos.Uma resistência é criada que
permite uma estabilidade no registro altíssimo e a nota aflora com um som envolvente.

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Educação Musical é a educação que oportuniza ao indivíduo o acesso à música enquanto arte, linguagem e conhecimento. A educação musical, assim como a educação geral e plena do indivíduo, acontece assistematicamente na sociedade, por meio, principalmente, da industria cultural e do folclore e sistematicamente na escola ou em outras instituições de ensino.