A INFLUÊNCIA DA BOQUILHA E DO BARRILETE NA
ENTONAÇÃO
Sem dúvida, a boquilha é o componente do clarinete que exerce o maior grau de variação
na entonação do instrumento.Existe uma pequena variação entre o volume mínimo e
máximo da boquilha, que criam faixas modais e afinação fundamental.Dr Gibson
estabelece que este volume ideal é de 13,5cm3.Quando o volume da boquilha sai fora
desta faixa, o instrumento tocará tendencionado ao sustenido com pequeno volume ou ao
bemol com um grande volume.A relação entre o volume e o recorte inferior é uma
relação inversa que também existe no diâmetro da boquilha e na câmara da nota.Os
fabricantes de boquilhas proporcionam uma variedade de tonalidades, somente
utilizando-se desta equação, desenvolvendo sua própria tonalidade, porém o volume do
cilindro não pode exceder a 2/3 do volume total sem comprometer a faixa modal.
A entonação de uma boquilha projetada corretamente pode ser compromissada pelo estilo
da face que ela utiliza.Faces curtas e fechadas tendencionam o instrumento ao sustenido,
enquanto que faces abertas e longas tendencionam para bemol.Este conhecimento pode
ser usado para corrigir problemas inerentes de boquilhas mal projetadas.Uma boquilha
com afinação baixa pode ser encurtada pelo final da sua junta, porém a característica do
som irá mudar.Eu tenho obtido sucesso na correção de boquilhas que possuem afinação
alta, com adição de um anel de afinação de 0,5 mm colocado do lado da junta do
barrilete.Algumas irregularidades de entonação podem ser balanceadas com um barrilete
correto.De fato, o barrilete pode ser considerado como parte do sistema da boquilha.
No projeto dos primeiros clarinetes a boquilha e o barrilete eram peça única. Isto ficou
claro para os fabricantes modernos que, caso as boquilhas quebrem, é muito mais simples
trocar somente a boquilha do que o conjunto.
A separação da boquilha e do barrilete se tornou comum nos projetos em meados do
século XVIII, agora no século XXI, são oferecidas aos clarinetistas inúmeras
combinações de boquilhas e barriletes que fazem a cabeça entrar em parafuso.O barrilete
não é mais somente um elemento de entonação, mas também de afinação.
Uma boquilha com projeto correto, normalmente requer um barrilete de 66,0 mm (Buffet
R13 Bb) para a afinação de A= 440-441.Um barrilete de 67,0 ou 65,0 mm são
aceitáveis.Um clarinete Buffet em A, geralmente requer um barrilete de 65,0 mm, porém
66,0 mm ou 64,0 mm também são aceitáveis.Se você precisar usar um barrilete fora
destes limites o problema poderá ser: a) a boquilha, b) o clarinete ou c) a pessoa que toca.
Os barriletes, independentemente da forma externa, podem ser classificados em duas
categorias: cônicos e não cônicos.O projeto do clarinete Buffet R13 necessita de um
diâmetro “bore size” de 14,95 mm com uma redução de conicidade não linear.Isto
transforma a dimensão do lado da boquilha de 14,96 mm. A razão é para compensar a
afinação baixa no terceiro modo (notas acima de C3, registro altíssimo) Este projeto necessita de boquilhas de pequeno diâmetro tais como as que são fornecidas junto com os
clarinetes Buffet.
Por muitas razões muitos músicos nos Estados Unidos preferem boquilhas similares ao
projeto de Frank Kaspar. Esta boquilha de grande diâmetro acoplada a um barrilete não
cônico cria dois problemas de entonação.O terceiro modo tende ao sustenido e as notas
“throat tones” tendem a bemóis.Neste caso os barriletes de conicidade reversa de Hans
Moennig, são bem vindos.Os barriletes de conicidade reversa são maiores no lado da
boquilha.Barriletes Moennig fabricados pela Buffet possuem 14,96 mm do lado da
boquilha e reduzem para 14,7 mm do lado da espiga.
A inovação de Moennig para os clarinetistas americanos não é uma idéia nova.ela já era
usada pelos clarinetistas alemães anos atrás,porém nós precisávamos dar um crédito ao
Sr,Moennig para a introdução do uso deste barrilete no país.
Os clarinetes profissionais utilizados em grande quantidade nos Estados Unidos até 1960
eram fabricados pela Selmer e possuíam um grande “bore size”.Depois a Buffet começou
a dominar este mercado e os músicos não queriam desistir das suas boquilhas de grande
diâmetro projetadas para os clarinetes Selmer.O barrilete de Moennig veio solucionar este
problema.
Esta redução severa no diâmetro pela conicidade possui vários efeitos positivos. O
terceiro modo não tende ao sustenido e as décimas segundas próximas à boquilha
possuem orifício pequeno. As notas “throat tones” tendem ao sustenido e possui o melhor
foco.O choque criado pelo degrau na junção da boquilha e do barrilete pode adicionar
uma resistência favorável que incrementa a resposta e centraliza a nota.
TOQUES FINAIS SOBRE ENTONAÇÃO
Afinadores eletrônicos tem se tornado tão barato e atrativos, que dificilmente um músico
não consegue tocar sem antes ver a “profusão de luzes coloridas que eles produzem”.Não
há dúvida que a informação fornecida por eles são extremamente úteis, ajudando na
performance e no treinamento do ouvido, contudo eles simplesmente não podem
substituir um apurado ouvido humano. Afinadores eletrônicos são calibrados para
mostrar sua afinação em função de uma escala temperada.Eles são um bom ponto de
partida, porém nós não tocamos temperadamente quando em conjunto.Um músico pode
ser capaz de tocar perfeitamente na afinação com seu afinador em casa e achar que os
outros estão fora da afinação do conjunto. A afinação em conjunto é baseada na geração
orgânica da série de sobre tons e é chamada de entonação justa. A atenção para a própria
entonação com o conjunto é matéria que se aprende somente com experiência e estudo.Tendo esta informação em mente, é importante para o conhecimento que, o retrabalho de
afinação do clarinete é sempre uma matéria de compromisso.Há sempre necessidade de
se aceitar alguns pontos de imperfeição da natureza do seu instrumento e aprender a
afinar durante a execução para ter um resultado musical mais satisfatório, porém este é
um outro artigo a ser desenvolvido no futuro.
♪ Regente ♪ Músico Multi-Instrumentista e Vocalista ♪ Arranjador ♪ Compositor ♪
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