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sábado, 24 de abril de 2010

Afinação - II

I. Abaixando a afinação
Agora que um método sistemático para afinação foi estabelecido, nós podemos discutir
técnicas específicas para abaixar e acertar a afinação. Embora pode ser parecer óbvio,
vale a pena mencionar que a afinação de uma nota é determinada pelo furo que emite a
nota Algumas notas (F1#, G1, A1, Bb1 laterais) são produzidas por dois furos e são mais
sensíveis pelo fato de estarem mais próximas da boquilha, (B2 excepcionalmente alto em
clarinetes R-13 Eb e deve ser ajustado pelo preenchimento do furo imediatamente abaixo
do indicador esquerdo e também o próximo furo abaixo).
Muitos ajustes de afinação estarão relacionados às alturas das chaves e podem ser feitos
abaixando uma sapatilha ou adicionando um material na lateral superior do furo abaixo
dela. Para abaixar uma sapatilha, na maioria casos, poderá ser feito adicionando cortiça
na alavanca. Se você precisar curvar uma chave e não está familiarizado com as técnicas,
eu sugiro deixar o trabalho para um técnico qualificado. Abaixar uma sapatilha irá
somente abaixar a afinação em alguns centésimos o que poderá ser insuficiente. Eu
prefiro sapatilha o mais baixo possível sem que restrinja a qualidade da nota Uma vez
que a altura tenha sido determinada o ajuste da afinação deve ser completado dentro do
furo.
Uma sapatilha que é freqüentemente ignorada como uma solução para abaixar todo o
registro clarim a sapatilha da chave de registro. Esta sapatilha poderá ser ajustada para
uma abertura de 1mm sem que faça o Bb terrivelmente ruidoso e irá abaixar A2 –C3 a
uns cinco centésimos.
Uma área que é freqüentemente alta na maioria dos clarinetes Buffet R-13 são as notas
mais baixas do clarim, C2-E2. Eu uso um anel de afinação de 0.5mm entre as juntas das
espigas para abaixar a afinação nesta área Algumas notas (D2 e C2#) poderão ainda ter
necessidade de retrabalho no orifício.
Trabalhar dentro de um orifício requer muito cuidado e paciência. Uma valiosa ajuda
para este trabalho é uma iluminação interna do orifício. Estas podem ser feitas de modo
simples e barato, ou adquiridas no comércio. Uma luz situada no orifício irá iluminar o
trabalho claramente e a área e ajudando nitidamente o acurado trabalho. Desleixar irá
refletir distintamente no seu resultado. O timbre e estabilidade de uma nota são afetados
por qualquer saliência, acabamento das beiradas ou uma excentricidade pronunciada na
forma do orifício. Para ter maior efeito em abaixar a afinação, todo trabalho deve ser
concentrado na metade dos furos mais próximos à boquilha. Em algumas instâncias, em
clarones devido ao grande diâmetro dos furos, eu preencho de material todo o espaço do
perímetro Isto tem um maior efeito à décima segunda nota que a fundamental.

O mais comum método para abaixar a afinação é a utilização de fita isolante de boa
qualidade. Embora esse método é uma maneira rápida de resolver o problema, possui
várias desvantagens; a) a fita perde as qualidades do adesivo devido a oleosidade dos
dedos e a umidade e poderá soltar em um momento impróprio b) a fita permite somente
um ajuste para afinação.

Grandes orifícios (caso de clarones) requererem uma grande quantidade de material para
alterar a nota, e a cortiça é o material mais adequado. (eu prefiro usar várias camadas de
Epóxi). Lâminas de cortiça estão disponíveis no comércio, em espessuras de 1/64
polegada, 1/32 polegada, e 1/16 polegada. Para a maioria dos grandes orifícios, uso 1/16.
Siga as sugestões dos ajustes feitos por lâmina de cortiça, aplique cola contato de um lado
da cortiça e dentro do orifício. Permita que a cola seque um pouco até tornar-se pegajosa
antes de alinhar a cortiça no furo. Com a cortiça no seu lugar, desbaste suavemente dando
continuidade com o arco da circunferência do orifício. Se a nota abaixou demais desbaste
mais um pouco da cortiça para ajustar. Qualquer protuberância de cortiça que fique fora
do orifício pode ser aparada usando uma lamina de barbear. Quando o ajuste for
satisfatório aplique uma ou duas camadas de esmalte de unha para proteger da umidade e
refletir o som na sua superfície.
Para abaixar a afinação, especialmente em pequenos furos, eu uso Durepoxi, o melhor
material disponível. Ele possui a vantagem de uma boa aderência e pode ser facilmente limado, uma vez que esteja colada (aproximadamente 30 a 40 minutos). Esse material
escoa e apresenta uma superfície dura e uniforme. Esse tipo de preenchimento possui um
tempo de adesão de aproximadamente 5 minutos, sendo melhor trabalhar somente em um
ou dois orifícios no máximo. Eu prefiro este método e nunca terminei um trabalho usando
fita adesiva, exceto quando alguém quer experimentar antes de alterar o orifício.
Com uma pequena lâmpada no orifício para iluminar a área de trabalho, limpe o orifício
da nota com uma escova e álcool. Segure a junta verticalmente (boquilha para baixo).
Usando uma pequena ferramenta, tal como, um clip de papel, cuidadosamente, preencha
metade do orifício do lado mais próximo a boquilha com Durepoxi. Utilize mais material
que o necessário, aproximadamente 1/8 do furo para permitir o acerto da forma. O
material deve cobrir aproximadamente 180 graus do furo. Não deixe o material escorrer
para o recorte interno do furo. Imediatamente, remova qualquer excesso sobre o assento.
Deixe secar Ana posição vertical por aproximadamente, 40 minutos.Uma vez que o material estiver seco, este pode ser limado, com uma lima redonda de
pequeno diâmetro (tipo “limas suíças”).Mantenha o mesmo canto vivo entorno da
circunferência do furo. Eu sempre deixo a nota um pouquinho mais baixa em afinação,
porque sendo necessário , ainda posso fazer um pequeno ajuste , quando for tocar em
conjunto .

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Educação Musical é a educação que oportuniza ao indivíduo o acesso à música enquanto arte, linguagem e conhecimento. A educação musical, assim como a educação geral e plena do indivíduo, acontece assistematicamente na sociedade, por meio, principalmente, da industria cultural e do folclore e sistematicamente na escola ou em outras instituições de ensino.