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quarta-feira, 3 de março de 2010

Parte XVI - Debussy


Aluno rebelde

Audacioso e questionador, não aceitava as regras impostas na escola e muito menos os métodos tradicionais de ensino. Seus improvisos no piano, por mais brilhantes e originais que fossem, causavam desconforto entre os professores, e as notas que recebia nem sempre eram dignas de seu esforço.

Contestação

No final do século XX a música de Wagner predominava com força total. Apesar da forte influência wagneriana que sofreu no início da carreira, passou a renegá-lo. Não concordava com a supervalorização dada às orquestras. Segundo Debussy, elas sufocavam a voz humana e exaltavam de maneira errônea os sentimentos individuais.

Exótico

Em 1889, durante a famosa Exposição Internacional de Paris, conheceu um pouco da cultura japonesa, e passou a demonstrar grande interesse pela música oriental.

Fora dos padrões

Suas idéias estavam longe das normas aceitas e consumidas pela sociedade da época. Chegou a negar um convite de trabalho na Academia de Belas Artes por considerá-la ultrapassada.

Novos horizontes

Tentando sempre se libertar dos cânones tradicionais, foi muito incompreendido. Mas nada o incomodava. Chegou até mesmo a propor a criação de uma 'sociedade de esoterismo musical'.

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Educação Musical é a educação que oportuniza ao indivíduo o acesso à música enquanto arte, linguagem e conhecimento. A educação musical, assim como a educação geral e plena do indivíduo, acontece assistematicamente na sociedade, por meio, principalmente, da industria cultural e do folclore e sistematicamente na escola ou em outras instituições de ensino.