♫ ♫ Tradutores ♫ ♫

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

♫ ♫ Pesquise ♫ ♫

quarta-feira, 3 de março de 2010

Parte XVII - Puccini


Plágio 1 - Puccini foi acusado de plágio por Jules Massenet pela obra "Manon Lescaut" (1893). É que anos antes, Massenet havia sido bem-sucedido com a ópera que tratava da personagem romântica Manon. Puccini remodelou essa obra e criou uma Manon sensual, com mais de um amante. "Massenet nos mostra uma Manon típica da França. Vou mostrá-la como um italiano, com uma paixão quente", teria comparado. Após um acordo entre as partes, a ópera do francês passou a se chamar "Manon" e a de Puccini, "Manon Lescaut".

Plágio 2 - "Tosca", uma das óperas mais populares de Puccini, é baseada em um drama de Victorien Sardou e conta a história de uma cantora que mata o chefe da polícia de Roma. Ernest Daudet acusou Puccini de plagiar uma obra sua. já o autor norte-americano Maurice Barrymore acusava Puccini de ter "roubado" a idéia de um drama seu, "Nadjeska" (1884), cuja cena final trata do falso fuzilamento do herói.

Elogio - Muito popular nos Estados Unidos, Thomas Edison enviou para Puccini um presente, um gramofone com a tuba de ouro, que trazia a seguinte mensagem: "Outros farão inventos maiores do que o meu. Mas ninguém fará música melhor do que Puccini".

Auto-elogio - A modéstia decididamente não combinava com Puccini. Após os aplausos da fervorosa platéia na estréia de "Madame Butterfly", em 1904, em Milão, Puccini teria comentado: "Trata-se da melhor ópera que já escrevi e tenho convicção de que terá uma posição de destaque em todo o mundo".

Interesses - "Tosca" tinha tudo para não ser uma ópera de Puccini. Primeiro porque o autor da obra, Victorien Sardou, não gostava das músicas do italiano. Seu editor, Giulio Ricordi, demorou muito para conseguir os direitos do autor. Com o desinteresse de Puccini, acabou oferecendo o título para outros compositores. Puccini só passou a se interessar por "Tosca" depois de saber que Verdi havia participado de uma reunião com esses compositores em Paris. Ricordi então opera e faz com que Puccini obtenha os direitos da obra.

Hereditariedade - Artigo no site espírita www.espirito.org.br mostra que Puccini seria a reencarnação do trisavô, que tinha o mesmo nome e a mesma paixão pela música. A família Puccini formou gerações de músicos na Itália. Mesmo para quem não acredita em reencarnação, vale pelas coincidências entre os parentes. Endereço do artigo: www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/reencarne/puccini-voltou-puccini.html

Nenhum comentário:

♫ ♫ Compartilhe ♫ ♫

Bookmark and Share

♫ ♫ Educação Musical ♫ ♫

♫ ♫ Educação Musical ♫ ♫
Educação Musical é a educação que oportuniza ao indivíduo o acesso à música enquanto arte, linguagem e conhecimento. A educação musical, assim como a educação geral e plena do indivíduo, acontece assistematicamente na sociedade, por meio, principalmente, da industria cultural e do folclore e sistematicamente na escola ou em outras instituições de ensino.