♫ ♫ Tradutores ♫ ♫

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

♫ ♫ Pesquise ♫ ♫

quarta-feira, 3 de março de 2010

Parte XV - Ravel


Portas fechadas no Prix de Roma

Ravel concorreu ao Grande Prêmio Musical de Roma, o mais cobiçado da época, por cinco vezes. Em nenhuma delas saiu vencedor. De acordo com os jurados, suas composições inscritas transgrediam as normas musicais vigentes.

Reacionário, não; apenas dinâmico

Foi considerado o 'último clássico', antes de Stravinsky e a escola de Schönberg realizarem a grande subversão da música, modificando radicalmente as regras do sistema tonal.Ravel gostava de esclarecer que não considerava suas músicas transgressoras, mas ”em desenvolvimento”.

Fascínio pelo novo

Seu hobby era colecionar relógios e caixinhas de música. Adorava novidades, e em 1906 escreveu a obra Introdução e allegro apenas para demonstrar o uso da harpa com pedal, grande lançamento da época.

Influente crítico musical

A orquestração é um dos pontos mais marcantes de sua obra, mas relativamente pouco do que fez foi produzido originalmente para orquestra. Além da composição de música pura, produzia peças exclusivas para os Ballets Russes de Diaghilev e escrevia respeitadas críticas musicais.

Trilha sonora

Sua obra Bolero se tornou uma coqueluche graças ao filme Retratos da vida, filmado na França em 1981.No trabalho do cineasta Claude Lelouch, a última cena é dançada, ao som do Bolero, pelo bailarino argentino Jorge Donn, nos Jardins do Trocadero, bem próximo a Torre Eiffel. A perfeição do balé coreografado por Maurice Béjart, em conjunto com a música de Ravel, tornou a parte final do filme inesquecível.Segundo especialistas, é a música francesa mais tocada em todo o mundo.

Nenhum comentário:

♫ ♫ Compartilhe ♫ ♫

Bookmark and Share

♫ ♫ Educação Musical ♫ ♫

♫ ♫ Educação Musical ♫ ♫
Educação Musical é a educação que oportuniza ao indivíduo o acesso à música enquanto arte, linguagem e conhecimento. A educação musical, assim como a educação geral e plena do indivíduo, acontece assistematicamente na sociedade, por meio, principalmente, da industria cultural e do folclore e sistematicamente na escola ou em outras instituições de ensino.