O acorde de sensível secundária é um acorde alterado (um acorde que
não está na tonalidade principal). Esse acorde auxiliar pode ser
encontrado tanto no modo maior quanto no menor. Qualquer acorde maior ou
menor que não seja a tônica da tonalidade pode ser realçado, fazendo
com que seja precedido de um acorde diminuto, com sétima, ou meio
diminuto. O qual tem uma relação a esse acorde a função de sensível.
Quando usamos o acorde de sensível como uma sensível secundária, temos cinco possibilidades na escala:
Modo maior: viiº/ii, viiº/iii, viiº/IV, viiº/V e viiº/vi.
Modo menor: viiº/III, viiº/iv, viiº/v, viiº/VI, viiº/VII.
É mais comum que o acorde de sensível secundária resolva diretamente em sua respectiva tônica, mas pode ocorrer casos diferentes.
Ex.
2. Você deve encontrar a tônica da área tonal do acorde alterado. Esta tônica está sempre localizada um semitom acima (ou uma 7ª maior abaixo) da fundamental do acorde alterado.
3. Use também a sua percepção, não basta apenas a compreensão teórica.
Os acordes de V e de viiº apresentam funções semelhantes na música tonal, ambos são acordes da função de dominante, portanto podem ocorrer também progressões com dominantes secundarias numa música tonal.
Acordes como esses podem ser usados também com função de acordes de eixo para uma possível tonicalização ou modulação.
Quando usamos o acorde de sensível como uma sensível secundária, temos cinco possibilidades na escala:
Modo maior: viiº/ii, viiº/iii, viiº/IV, viiº/V e viiº/vi.
Modo menor: viiº/III, viiº/iv, viiº/v, viiº/VI, viiº/VII.
É mais comum que o acorde de sensível secundária resolva diretamente em sua respectiva tônica, mas pode ocorrer casos diferentes.
Ex.
I V viiº/V I V I |Separamos por barra, sendo chamado assim de sensível secundaria do V grau, não resolvendo diretamente na tônica do acorde alterado, passando antes pelo primeiro grau, chamado neste caso de Primeiro Cadencial.
I V viiº/iii iii V I |Sensível secundaria do III grau, resolvendo na tônica do acorde alterado.
Como identificar um acorde de sensível com função secundária.
1. O acorde de sensível secundária é sempre um acorde diminuto e alterado.2. Você deve encontrar a tônica da área tonal do acorde alterado. Esta tônica está sempre localizada um semitom acima (ou uma 7ª maior abaixo) da fundamental do acorde alterado.
3. Use também a sua percepção, não basta apenas a compreensão teórica.
Os acordes de V e de viiº apresentam funções semelhantes na música tonal, ambos são acordes da função de dominante, portanto podem ocorrer também progressões com dominantes secundarias numa música tonal.
Acordes como esses podem ser usados também com função de acordes de eixo para uma possível tonicalização ou modulação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário