"Um pouco sobre minhas próprias composições para orquestra sinfônica"
Particularmente esse foi um desafio que eu mesmo fiz a mim. Sempre fiquei fascinado com a grandiosidade de obras como a: 9ª Sinfonia de Beethoven, A Abertura Solene de 1812 de Tchaikovsky e Guilherme Tell de Rossinni. A vida que ambas as obras possuem parece algo impossível de se reproduzir, a não ser que seja você um gênio do gabarito desses sábios, o que nem longe é meu caso. Mesmo assim fui em frente e o final é uma obra sofrida, onde o terceiro movimento me roubou uma madrugada inteira, uma manhã e meio período da tarde, para poder chegar onde queria. Mesmo tendo todo o recurso tecnológico ao meu favor: programas de edição de partituras, uma orquestra inteira em meu computador tocando ao meu jeito... A conclusão de tudo isso é que, realmente, Beethoven, Tchaikovsky, Rossinni e tantos outros, merecem todo o respeito e veneração por tudo o que fizeram.
1º Movimento - O Alvorecer na Vila
O dia na aldeia medieval de Arrés começa lento e tranquilo como habitualmente. E como é de costume em todas as manhãs, o pássaro negro pousa sobre a árvore mais frondosa da região e entoa seu canto saudando a todos os seus habitantes. A música segue em andamento moderado em tom maior com piano em cadências de resolução e fraseado minimalista. A flauta representa o canto do pássaro negro e mantém diálogo com outros pássaros representados por instrumentos como oboé.
2º Movimento - Dança e Desespero
Os habitantes da vila de Arrés promovem naquela mesma tarde um festival para celebrar a fartura da aldeia, com muita música, bebida e comida. Subitamente o céu escurece, os ventos sopram frio e trovões aterrorizantes são ouvidos por todos, que correm para abrigarem-se como podem quando os sinos da pequena igreja soam em sinal de alarme. A música de caráter céltico segue dando o tom da festança com violinos, madeiras e canto. A música em tom maior modula para tonalidade menor para gerar o suspense e clima tenso com a tormenta que se aproxima e logo depois o andamento alegro muda para um adágio dando o clima definitivo de que algo pior está para acontecer em meio ao som dos sinos e o tímpano representando o barulho dos trovões.
3º Movimento - A Fúria dos Ventos
O tornado chega a vila deixando um rastro de destruição e segue seu caminho como se nada tivesse acontecido. A música segue em tons cromáticos e tensos. Os instrumentos de sopro geram um clima à frase principal, as cordas pulsam em tom frenético enquanto as vozes oscilam em um canto messiânico. O desfecho é grandioso e definitivo assim como a passagem do tornado pela aldeia.
4º Movimento - O Canto do Pássaro Negro
Aos poucos, os habitantes vão reaparecendo um a um... desoladamente... A crença em Deus é posta em questionamento por um deles. A árvore mais frondosa foi a única que permaneceu de pé e logo o pássaro negro surge com seu canto dessa vez melancólico. A música segue com a volta ao tema do primeiro movimento agora em adágio e com a flauta surgindo apenas no final representando o pássaro.
5º Movimento - Uma Nova Visão
Em meios aos escombros, os habitantes descobrem que várias moradias estavam com a estruturas comprometidas há tempos, por serem construídas de maneira individual e por pessoas que não tinham perícia em todo o processo de construção. A visão sobre a punição de Deus, com a tempestade, passa agora a ser encarada como uma segunda chance, para que seus habitantes trabalhem juntos e refazerem uma nova vila mais sólida o que acaba acontecendo. A música segue com uma abertura do coro entoando o canto do pássaro, que é tido como exemplo de resistência por seu tamanho e vulnerabilidade. A construção segue em ritmo glorioso com o coro sendo seguidos por arpegios e marcação rítmica de tarol e tímpanos. A anunciação do fim das obras acontece com tom solene e uma chamada que marcará o início de um novo tempo para todos.
6º Movimento - Um Novo Tempo
A festa acontece de maneira grandiosa e a ideia de mutualismo agora é compartilhada por todos em prol do bem comum. A música segue em tom festivo com todos os instrumentos executando a frase musical principal juntos em modulações constantes até a resolução tônica.
♪ Regente ♪ Músico Multi-Instrumentista e Vocalista ♪ Arranjador ♪ Compositor ♪
♫ ♫ Tradutores ♫ ♫
♫ ♫ Pesquise ♫ ♫
domingo, 25 de abril de 2010
Sinfonia nº 3 - A Tempestade - Composição: Roberto Holanda
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário