O SESI-CE, há mais de 30 anos, participa ativamente da formação de grandes nomes da música cearense, brasileira e mundial. A iniciativa, pioneira à época, começou em março de 1973, na unidade do SESI da Barra do Ceará, com a criação da banda de música. Em maio de 1975, foi formada a orquestra de cordas. Os dois grupos, que passaram a constituir o Núcleo de Instrumentistas de Cordas e Sopro do SESI-CE, foram fundados pelos maestros Alberto Jafé e David Lucas.
De lá para cá, o SESI-CE não parou de formar jovens instrumentistas. Pelo Núcleo, passaram nomes hoje consagrados no campo musical, como José Maria Florêncio, durante muito tempo regente da Orquestra Sinfônica de Varsóvia, na Polônia; Ocello Mendonça, instrumentista que atua em várias orquestras na cidade de São Paulo; Josenildo, músico da Banda Dragões da Independência, em Brasília; maestro Márcio Glaydson de Mendonça, regente e diretor musical, desde 1991, da banda de música do SESI, que ainda atua como maestro das bandas de música do Corpo de Bombeiros, do Colégio Júlia Jorge e de prefeituras do interior do Estado, entre outros profissionais.
Em junho de 2001, o Núcleo passou a denominar-se Centro de Formação de Instrumentistas do SESI (Cefis), contando, atualmente, com mais de 300 alunos matriculados. Sob o monitoramento da Supervisão de Lazer do SESI Barra do Ceará, os alunos inscritos aprendem instrumentos como: violino, viola, flauta, saxofone, trompete, trombone, bateria, percussão, etc.
Entre os objetivos do Cefis estão a formação de instrumentistas e de profissionais para suprir as orquestras; o incentivo à criação de grupos de câmara; a descoberta de talentos; a difusão da música, de forma a propiciar uma mentalidade mais consistente sobre o valor da arte musical; e ensejar aos jovens carentes, em situações sócio-econômicas desfavoráveis, a condição de acesso à educação musical.
♪ Regente ♪ Músico Multi-Instrumentista e Vocalista ♪ Arranjador ♪ Compositor ♪
♫ ♫ Tradutores ♫ ♫
♫ ♫ Pesquise ♫ ♫
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário