A Orquestra de Cordas do SESI-CE teve sua origem, em maio de 1975, no Núcleo de Formação de Instrumentistas do SESI. Atualmente, apresenta-se com a formação de uma orquestra de concertos. Com cerca de 30 apresentações anuais, o grupo é referência para a juventude e a sociedade cearense. Conta, também, com a parceria da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Instituto de Cultura e Arte (ICA).
Ao longo desses 30 anos, a orquestra, regida pelo maestro Vazken Fermanian desde 1980, já foi ouvida e aplaudida em diversas regiões do Estado do Ceará e do país. Participou de principais festivais internacionais de música, tais como: Gramado, Ipu, Campos do Jordão, Teresópolis, entre outros. Apresentou-se, também, em teatros e catedrais, entre eles: Catedral de Campos (RJ), Salão Nobre da Funarte, Teatro Arthur Rubinstein, Teatro Arena do Citybank (SP) e no Palácio da Alvorada, em Brasília.
Possuindo um vasto repertório, que não pára de crescer, a orquestra mostra absoluto profissionalismo nos mais diversos estilos musicais, indo do Barroco do Século XVII até os dias de hoje, com os compositores nacionais Villa-Lobos, Cláudio Santoro, Ernani Aguiar, Alberto Nepomuceno, Ricardo Takuchian, entre outros. Os compositores chamados “clássicos” também têm vez no repertório da orquestra. Os Concertos para Violino e Cordas de Vivaldi, os Concertos Grossos de Haendel, as Suítes de Purcell, obras orquestrais de Mozart, Telemann, Bach, Albinoni, entre outros, podem se fazer ouvir por esta orquestra jovem.
A Orquestra de Concertos do SESI recebeu várias críticas positivas acerca de seu desempenho musical. O jornalista e compositor Ronaldo Miranda, do Jornal do Brasil, classificou a orquestra como a “Jiulliard do Brasil”, pelas execuções do repertório nacional e internacional, além de sugerir que a orquestra seja também uma escola formadora de talentos.
Há três anos seguidos, a orquestra de Concertos do SESI é uma das principais atrações da programação Natal de Luz em Fortaleza, apresentando-se para milhares de espectadores no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e, ultimamente, na Praça do Ferreira (uma das principais da cidade). A última apresentação ocorreu no dia 16 de dezembro de 2005.
Regida pelo maestro Vazken Fermanian, o espetáculo foi um verdadeiro presente aos fortalezenses e visitantes da capital. A apresentação foi iniciada com o Concerto nº 8 (Arcangelo Corelli). Tocou, ainda, entre outras peças, Sinfonia nº 40 (Mozart), Flauta Mágica (Mozart) e Egmont (Bethoveen).
♪ Regente ♪ Músico Multi-Instrumentista e Vocalista ♪ Arranjador ♪ Compositor ♪
♫ ♫ Tradutores ♫ ♫
♫ ♫ Pesquise ♫ ♫
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário