♫ ♫ Tradutores ♫ ♫

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

♫ ♫ Pesquise ♫ ♫

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Formas Musicais II - Baladas


Balada refere-se a uma obra musical de um movimento com qualidades narrativas líricas e dramáticas.

[editar] Baladas Medievais
O termo "balada" era usado para descrever um tipo de arranjo de poesia francesa em música comum nos séculos XIV e XV. Uma das formes fixes, a balada tipicamente consistia de uma voz aguda em destaque, contendo o texto, e duas vozes mais graves que eram vocalizadas ou executadas com instrumentos. Guillaume de Machaut é o compositor mais famoso de baladas polifônicas; o estilo permaneceu popular entre compositores da Ars subtilior, embora tenha saído de evidência em meados da metade do século XV.

[editar] Baladas no Classicismo
Os alemães do final do século XVIII utilizavam o termo "balada" para descrever poesias narrativas de caráter folclórico (a exemplo de Johann Gottfried Herder), algumas das quais eram arranjadas em canções por compositores como Johann Friedrich Reichart, Carl Friedrich Zeiter, e Johan Rudolf Zumsteeg.

[editar] Baladas no Romantismo
No século XIX, o título "Balada" foi dado por Frédéric Chopin para quatro grande obras para piano (oppera 23, 38, 47 e 52), e foi o primeiro uso significativo do termo referindo-se a música instrumental. Diversos outros compositores subseqüentemente utilizaram o termo para obras de piano, incluindo Johannes Brahms (a terceira de suas Klavierstücke opus 118, e o conjunto de quatro peças opus 10), Edvard Grieg (opus 24, um conjunto de variações), Franz Liszt (que escreveu duas baladas) e Gabriel Fauré (opus 19, mais tarde arranjado para piano e orquestra). Também foram compostas baladas para outros instrumentos além de piano.

Nenhum comentário:

♫ ♫ Compartilhe ♫ ♫

Bookmark and Share

♫ ♫ Educação Musical ♫ ♫

♫ ♫ Educação Musical ♫ ♫
Educação Musical é a educação que oportuniza ao indivíduo o acesso à música enquanto arte, linguagem e conhecimento. A educação musical, assim como a educação geral e plena do indivíduo, acontece assistematicamente na sociedade, por meio, principalmente, da industria cultural e do folclore e sistematicamente na escola ou em outras instituições de ensino.