O intervalo a que nos referimos nada mais é do que a diferença de altura, que pode haver, entre sons ou notas musicais.
Apesar de parecer bastante simples, é algo ao qual devemos dedicar muita atenção e dedicação, pois essa diferença tem que ser quantificada e qualificada para que seja identificada dentre muitos intervalos semelhantes.Assim sendo, existe uma série de denominações que passaremos a ver.
Logo de início já vimos a definição básica de qualquer intervalo, mas não é só isso. Os intervalos também podem ser harmônicos ou melódicos (ascendentes ou descendentes), simples ou compostos, conjuntos ou disjuntos, além de possuírem quantificação. Calma! Calma! Vamos ver tudo isso passo-a-passo.
INTERVALO
É a diferença de altura entre sons. Na pauta musical é a diferença de altura entre notas musicais.
INTERVALO UNÍSSONO
Quando duas notas têem a mesma altura e são simultâneas, recebem a denominação de notas uníssonas ou intervalo uníssono e representam o que chamamos de sons uníssonos. Isso ocorre quando dois instrumentos ou pessoas entoam o mesmo som ao mesmo tempo.
INTERVALO HARMÔNICO
Quando dois instrumentos ou pessoas entoam sons simultaneamente, tanto esses sons quanto suas representações gráficas em uma pauta musical recebem a denominação de intervalo harmônico ou sons harmônicos.
Alguns instrumentos podem emitir sons diferentes simultaneamente como o piano, por exemplo.
Disso podemos concluir que os intervalos uníssonos são todos harmônicos.
INTERVALO MELÓDICO
Neste tipo de intervalo as notas são sucessivas. Além disso os intervalos são utilizados na forma ascendentes ou descendentes. Isso só é encontrado quando um intervalo for melódico, pois no intervalo harmônico não faria sentido.
INTERVALO MELÓDICO ASCENDENTE
Neste tipo de intervalo, além das notas (graus) serem sucessivos, estão na forma ascendente, ou seja, a nota cuja altura for menor (mais grave) é a primeira nota do intervalo.
INTERVALO MELÓDICO DESCENDENTE
Neste tipo de intervalo, além das notas (graus) serem sucessivos, estão na forma descendente, ou seja, a nota cuja altura for maior (mais aguda) é a primeira nota do intervalo.
INTERVALO CONJUNTO
Também conhecidos por graus conjuntos, a altura das notas (graus) são imediatamente consecutivas, estejam na forma ascendente ou na descendente,
INTERVALO DISJUNTO
Também conhecidos por graus disjuntos, a altura das notas (graus) não são imediatamente consecutivas, estejam na forma ascendente ou descendente.
IDENTIFICAÇÃO DOS INTERVALOS
A identificação de cada intervalo é feita, contando-se o número de linhas e espaços existentes entre duas notas (graus), contando inclusive a nota inicial e a final.
A contagem deve sempre ser feita da nota de menor altura (mais grave) para a nota de maior altura (mais aguda), não importando se estão na forma ascendente ou descendente.
Neste momento, os eventuais acidentes não são levados em consideração.
Antes de identificarmos cada intervalo é preciso saber que existem ainda mais uma classificação a ser feita. Essa classificação é a de intervalo simples ou composto.
INTERVALOS SIMPLES
Sempre que a contagem de um intervalo for igual ou maior do que 1 e menor ou igual a 8, o intervalo recebe a denominação de intervalo simples.
INTERVALOS DE PRIMEIRA
INTERVALOS DE SEGUNDA
INTERVALOS DE TERCEIRA OU TERÇA
INTERVALOS DE QUARTA
INTERVALOS DE QUINTA
INTERVALOS DE SEXTA
INTERVALOS DE SÉTIMA
INTERVALOS DE OITAVA
INTERVALOS COMPOSTOS
Sempre que a contagem de um intervalo for maior do que 8, o intervalo recebe a denominação de intervalo composto.
A seguir vemos três exempos de intervalos compostos.
IMPORTANTE:
Não se esqueça! A contagem é feita sempre da nota de menor altura (mais grave), para a de maior altura (mais aguda), mesmo que a ordem seja decrescente.
♪ Regente ♪ Músico Multi-Instrumentista e Vocalista ♪ Arranjador ♪ Compositor ♪
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segunda-feira, 19 de janeiro de 2009
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