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segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

História do Jazz

Os escravos da África Ocidental trouxeram para o Novo Mundo (América) vários tipos de música. Essa música era mais forte em termos de ritmo do que a melodia e a harmonia da música europeia que a população branca ouvia na altura. Mas os princípios musicais eram suficientemente parecidos para que estas músicas se misturassem e daí resultassem canções.
As canções do tipo pergunta-resposta em que uma pessoa canta um verso e todo o grupo responde em uníssono forneceram os ingredientes vitais para a estrutura do Jazz primitivo
No início do sex.XX outros ingredientes começaram a misturar-se. Dessa mistura resultou o nascimento do Jazz

Escravos no Sul dos Estados Unidos

apanha do algodãoOs Blues -- Com 12 compassos e apenas 3 acordes misturam a musica rural afro-americana com as harmonias dos hinos de Igreja europeia .A sonoridade dorida e agreste dos blues é uma reminiscência dos cantos de trabalho e louvor dos apanhadores de algodão do Sul dos Estados Unidos.

The Menestréis -- Representados por brancos de cara pintada de negro estes espectáculos usavam melodias, piadas e representações do que se supunha ser a vida dos Negros.Não tiveram uma grande influência no Jazz mas dispuseram o público branco a aceitar novas ideias musicais.

Ragtime -- Significando literalmente "tempo agreste" é um ritmo que deriva das peças europeias de piano que combinam um ritmo binário na mão esquerda e um ritmo rápido (ao dobro) na mão direita.

New Orleans foi a cidade onde nasceu o Jazz. Aí viviam Brancos, Negros, Mulatos, Índios e gente de muitas outras raças que, ao misturarem as suas tradições musicais com a música militar e com a música de Igreja, deram origem a um novo tipo de som chamado Jazz.
Orquestra de Paul Whiteman
Á medida que os Negros emigravam para as cidades do Norte (Chicago e Nova York) á procura de uma vida melhor levaram com eles o Jazz e os Blues. Com o fim da I Guerra Mundial as pessoas estavam cansadas e desanimadas. Queriam esquecer a os tempos difíceis e voltar a divertirem-se. A música trazida pelos Negros recém-chegados ás cidades vinha mesmo a calhar. Como a década de 1920 foi um tempo de rápido crescimento económico as pessoas tinham dinheiro para gastar em diversão. Os rádios passaram a ser acessíveis á bolsa do grande público. O Jazz passou dos pequenos bares e casas de espectáculo directamente para casa das pessoas e para as grandes salas de espectáculo.
Os sons de King Oliver, Louis Armstrong and Jelly Roll Morton passaram a fazer parte da vida da cidade.

Uma das mais conhecidas figuras do Jazz é Louis "Satchmo" Armstrong.É considerado o primeiro solista da história do Jazz. Durante 50 anos dominou o mundo do Jazz. Foi também cantor e um dos primeiros Negros a ter um papel importante no cinema.

O tempo das Big Bands (Grandes Orquestras) foi a época de ouro do Jazz. Comercialmente bem sucedido, era a manifestação musical mais consumida nos Estados Unidos. Com a industria da diversão no auge as orquestras competiam entre si para ver quem era a melhor, a maior, a que mais público conseguia atrair aos salões de dança. O estilo de música tocado pelas Big Bands é chamado de Swing. Estas grandes formações exigiam arranjos grandiosos e ousados e a música visava primordialmente a dança, oferecendo poucas oportunidades para a improvisação.
A big band mais revolucionária foi a de Duke Ellington, compositor e arranjador genial que conseguiu equilibrar as estruturas complexas de seus arranjos com a originalidade e criatividade dos seus membros, quase todos solistas fantásticos. Outras big bands de destaque foram a de Benny Goodman, Fletcher Henderson, Stan Kenton, entre outras.
O Swing foi a força dominante na década de 30 mas isso iria mudar em breve.
Cansados da rotina de tocar em orquestras, com pouco espaço para improviso e cheios de novas ideias na cabeça um grupo de talentosos músicos abriu a porta para a mudança.

O trompetista Dizzy Gillespie, o saxofonista Charlie Parker e o pianista Bud Powell deram cabo das melodias bonitinhas e previsíveis do swing, dos ritmos regulares e das harmonias suaves que,até essa altura, tinham feito as pessoas dançar .
A sonoridade que nasceu com o Be Bop era rude, angulosa, imprevisível. Os músicos que tocavam em orquestras, mal acabavam o seu trabalho nas salas de dança corriam para os pequenos clubes da rua 52, em Nova York para, juntamente com os mestres do Bebop, practicarem essa nova música em sessões até de madrugada - as famosas Jam Sessions.

No fim dos anos 40 os todos os músicos de Jazz queriam tocar como Charlie Parker. Todos o queriam imitar quer na música quer na forma de estar, quer nos seus hábitos e maneira de ser.
Contudo, em 1948, o trompetista Miles Davis juntou um grupo de 9 músicos para alguns concertos em Nova York. O estilo que desenvolveu com esse grupo não tinha nada a ver com o estilo rápido, explosivo e bluesy de Charlie Parker. Era um estilo calmo e descontraído -o Cool

As gravações desse grupo vieram a intitular-se "the Birth of the Cool" (o nascimento do Cool).
Esta forma de tocar foi adoptada por músicos comLee Konitz, Paul Desmond ou Stan Getz mas os seus verdadeiros "inventores" foram o pianista Lennie Tristano e Miles Davis.

Estilo que se seguiu ao be bop e buscava alargar ainda mais as possibilidades do Bebop.
Os solistas agora, além da técnica, tinham que desenvolver mais a fundo os seus conhecimentos teóricos. Uma linguagem muito complexa, rápida, com uma enorme dose de invenção musical.

Neste estilo os acompanhamentos valem-se por vezes de repetição de acordes e de ritmos (ostinatos). Quando essas células são particularmente sincopadas, o jazz resultante é chamado “funky”.



O principal artista deste período foi o saxofonista John Coltrane, mas poderíamos citar também o pianista e compositor Thelonious Monk e o trompetista Clifford Brown, entre muitos outros.

O Free jazz desenvolveu-se juntamente com as manifestações pelos Direitos Civis dos Negros norte-americanos nos anos 60. Muitos músicos negros usaram a sua música como forma de protesto.
Os direitos da população negra eram continuamente ignorados e a guerra do Vietname dizimava a população especialmente a negra. Foi um tempo de grandes conflitos sociais.
Mais uma vez Miles Davis foi um personagem importante deste movimento e,com o seu famoso quinteto, produziu algum do melhor Free Jazz alguma vez tocado, apesar de el próprio não gostar de Free Jazz.
Este estilo nunca teve grandes audiências mas, com a sua energia e experimentalismo, abriu caminho para que outras experiências musicais se tornassem possíveis.


Os músicos mais importantes desta época foram Ornette Coleman, Charles Mingus, Albert Ayler e John Coltrane
Com o aparecimento dos instrumentos eléctricos e electrónicos e com a expansão do Rock o mundo do Jazz sofreu mais uma importante mudança.
Embora desde sempre o Jazz se tenha misturado com outras músicas o jazz de "Fusão" refere-se habitualmente á sua fusão com o Rock.


Apareceram super-grupos capazes de encher estádios com enormes aparelhagens sonoras, baterias cheias de pratos e tambores e efeitos de luz tal como os dos grupos Rock.
Embora alguma da música produzida neste período se tenha revelado de qualidade musical duvidosa a Fusão produziu também trabalhos de grande valor como os de Mles Davis, Weather Report, Chick Corea, Mahavishnu Orchestra, Herbie e etc.

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Educação Musical é a educação que oportuniza ao indivíduo o acesso à música enquanto arte, linguagem e conhecimento. A educação musical, assim como a educação geral e plena do indivíduo, acontece assistematicamente na sociedade, por meio, principalmente, da industria cultural e do folclore e sistematicamente na escola ou em outras instituições de ensino.