♫ ♫ Tradutores ♫ ♫

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

♫ ♫ Pesquise ♫ ♫

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

História do Blues



O Inicio do Blues
O Delta Blues é o começo de tudo o que iria ser categorizado como Blues. Criado apartir do canto dos escravos negros nas plantações de algodão, em seu inicio era apenas vocalizado não contando com nenhum tipo de instrumento visto que os escravos não tinham conhecimentos musicais definidos.Com o tempo foi adicionado o violão e a harmônica mesmo sem o conhecimento musical, por isso a caracteristica de vocalização ainda era muito presente. Com o passar do tempo e mesmo sem conhecimento teórico foram criados padrões de harmonia tal como o famoso blues de 12 compassos e o famoso esquema de "pergunta e resposta". Aqui chamo a atenção para uma coisa que caracterizou o Blues raiz, um acessório que depois foi denominado "slide". Com um som muito peculiar e carregado de expressão, era possível trazer todo o sentimento de tristeza das canções criadas nas plantações para as rodas de blues que muitas vezes eram feitas após o trabalho. Não existe uma data que diga o inicio exato do nascimento do Blues, porém já existem registros históricos que datam de antes de 1900 e registros gravados no inicio de 1900.
Existem mesmo dentro do Delta Blues algumas divergências, visto que a música era usada como canto de louvor religioso dentro de igrejas mas também em bares e prostibulos da época.
A lista de artistas é longa e extensa, porém para referência cito alguns:- Charley Patton- Robert Johnson- Son House- Blind Willie Johnson- Blind Willie Mctell- Mississippi John Hurt- Willie Brown- Skip James- Huddie "Leadbelly" Leadbetter - Sunnyland Slim - Mississippi Fred McDowell - Geechie Temple- Bukka White
Texto por: Pedro Antonio Seixas Subutzki
Eletrificação do Blues
O Chicago Blues faz parte do inicio da eletrificação do Blues e descende direto do Delta blues. Isso ocorreu por volta da década de 40 devido à migração dos artistas do Delta do Mississipi para Chicago, ou seja, os artistas sairam da zona rural e foram para as grandes cidades em busca de oportunidades. Esses artistas acabaram criando ali uma nova vertente do Blues com características próprias e estilo próprio.O Chicago Blues se deu basicamente pela adição de bateria, piano, baixo e mais tarde adicionaria ainda outros instrumentros tais como os de sopro (saxofone, trompete, etc.), isso tudo devido à possibilidade de uso da energia elétrica das grandes cidades.Aí deu-se o início das famosas "big bands" de Chicago, tendo o Chicago Blues influênciado toda a música da época e outros estilos de Blues que viriam depois. Esse impacto músical foi visto como uma grande oportunidade das pequenas e médias gravadoras de ganhar dinheiro. Por isso temos hoje muito material gravado daquela época. Algumas das principais gravadoras da época foram Sun Records de Memphis, Atlantic Records de Nova York, Specialty Records de Los Angeles, sendo que os principais nomes do Blues de Chicago gravaram através da Chess Records da própria cidade de Chicago.
Alguns artistas conhecidos dessa época:- Muddy Waters- Big Bill Bronzy- Elmore James- Howlin' Wolf - Jimmy Rogers- Willie Dixon- Bobby Bland- James Cotton- Junior Wells- Buddy Guy
Por volta dos anos 40, a eletrificação também deu inicio ao Jump Blues que é uma vertente do blues eletrificado. Ele é caracterizado por ser mais acelerado porém mais dançante que o blues tradicional. É possivel observar pitadas de Blues, de Jazz e um swing bem diferenciado. O Jump Blues influenciaria mais tarde uma gama de artistas que dariam início ao "Rockabilly".
Texto por: Pedro Antonio Seixas Subutzki
Blues após a 2ª guerra
Após a 2² Guerra mundial, nos anos 50, Chicago era definitivamente um dos pontos de encontro do blues eletrificado nos Estados Unidos. O estilo elétrico já estava caracterizado através do uso de amplificadores.
Um dos grandes nomes da época senão o maior foi o do baxista Willie Dixon, que foi responsavel pela maioria das grandes composições e sucessos. Suas músicas ficaram famosas nas interpretações de Muddy Waters, Elvis, Bo Diddley, Howlin' Wolf, Koko Taylor dentre muitos outros. Suas músicas são referências até hoje para qualquer bom amante do Blues.
Uma insignificante lista com algumas de suas composições:- Hoochie Coochie Man- Wang Dang Doodle- Back Door Man- You Shook Me- Bring It on Home- I Ain't Superstitious- I Can't Quit You Baby
O Blues eletrificado influenciou outros artistas e estilos, tomando formas diferentes e dando continuidade ao ciclo de renovação. Artistas como Bo Diddley, Elvis Presley e Chuck Berry foram alguns dos filhos do Blues de Chicago e do Jump Blues que deram inicio ao Rock'n Roll. Outros artistas influenciados diretamente pelo Chicago Blues foram T-Bone Walker e John Lee Hooker.Podemos presenciar um estilo único em T-Bone Walker, com uma mistura de Chicago Blues, Jump Blues e Swing Jazz e John Lee Hooker com seu Blues falado acompanhado apenas de uma guitarra, foi o principal divulgador do "Boogie-Woogie", e criador de algo que viria ser conhecido como "Guitar Boogie".
Texto por: Pedro Antonio Seixas Subutzki
Os filhos do Blues
Nas décadas de 60 e 70, o Blues se massificou pelo mundo deixando de ser apenas um ritmo americano. Foi porém no Reino Unido que ele foi aceito e reverenciado, criando a chamada "invasão britânica". Várias bandas de rock da época começaram a tocar o blues de uma forma diferente, que ficou conhecida como British Blues. Eles captaram o Blues e deram uma nova roupagem, caracterizado por guitarras distorcidas e solos visualmente mais elaborados, basicamente o blues-rock que se consagrou nesse período.Um fato interessante é que o blues era tocado em geral por brancos, diferente dos Estados Unidos onde a maioria era negra. Alguns músicos britânicos que posso citar são Paul Butterfield, Mike Bloomfield, Charlie Musselwhite, Keith Richards, Eric Clapton, John Mayall, Peter Green dentre muitos outros.
Texto por: Pedro Antonio Seixas Subutzki
A cara do Blues hoje
O Blues hoje conta ainda com grandes nomes, muitos deles remanescentes da velha guarda do Blues, como BB King, David "Honeyboy" Edwards, Buddy Guy, Louisiana Red, etc.Nessa parte não vou enfatizar os nomes estrangeiros, já que aqui no Brasil o Blues criou muitos filhos, por aqui temos nomes como Blues Jeans, Theo Werneck Blues Trio, Mr. Mojo, Prado Blues Band, Blues Etílicos, Nuno Mindelis, Celso Blues Boy, Big Chico, Big Joe Manfra, dentre tantos outros que compõe essa belissíma safra.Os músicos brasileiros são reconhecidos internacionalmente, participam constantemente de festivais aqui e lá fora, mostrando que o Brasil não é só Carnaval e Samba, e que a descedência africana também passou por aqui.
Vamos prestigiar o nosso povo, os nossos músicos, os nossos artistas.Confira em breve na seção de Artistas mais informações sobre bandas e músicos nacionais.

Nenhum comentário:

♫ ♫ Compartilhe ♫ ♫

Bookmark and Share

♫ ♫ Educação Musical ♫ ♫

♫ ♫ Educação Musical ♫ ♫
Educação Musical é a educação que oportuniza ao indivíduo o acesso à música enquanto arte, linguagem e conhecimento. A educação musical, assim como a educação geral e plena do indivíduo, acontece assistematicamente na sociedade, por meio, principalmente, da industria cultural e do folclore e sistematicamente na escola ou em outras instituições de ensino.