As escalas modais podem ser usadas na harmonização dentro do sistema tonal e a música brasileira é muito rica neste processo. Tem origem aí os chamados acordes de empréstimo modal. Estes podem ter duas causas: quando são frutos de alguns dos modos antigos (dórico, frígio e etc.), ou quando “Acordes do modo menor (são) usados no modo maior paralelo e vice-versa” (CHEDIAK). Os de maior interesse agora são os primeiros, pois trabalham com todas as escalas antigas.
A melodia acima é diatônica (em Dó maior) e pode ser facilmente harmonizada por acordes unicamente diatônicos, como o modelo: C7+ / F7+ ; G9 / F7+ ; G(sus) / Am ; Em7 / Dm7 ; G(sus) / C7+ //
Para se empregar as escalas modais nessa harmonização, deve-se atentar para que as notas dadas na melodia pertença à escala modal de onde se extraiu determinado acorde.
♪ Regente ♪ Músico Multi-Instrumentista e Vocalista ♪ Arranjador ♪ Compositor ♪
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segunda-feira, 19 de janeiro de 2009
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