O trítono
O acorde de dominante com sétima é aquele que melhor define a tonalidade. Auditivamente, ele cria a tensão tão característica do sistema tonal. Um G7, por exemplo, é naturalmente resolvido em Dó Maior ou menor.
Neste acorde é o intervalo de três tons - o trítono - o responsável pela tensão criada e é ele que tende para a tônica. O trítono é o mesmo que a quinta diminuta ou a quarta aumentada. Ele divide a oitava em duas partes iguais e a sua inversão possui a mesma distância intervalar.
Qualquer outro intervalo deste acorde sozinho não surte o efeito de atração que o trítono tem. Se ele for usado isolado, mesmo assim a vontade de se resolver vai persistir.
O trítono define tão bem a tonalidade porque cada intervalo desse só pode ser encontrado em uma armadura de clave. Vou pegar inicialmente o trítono visto acima: fá-si. Ele afirma muito bem o tom pois mesmo nas tonalidades vizinhas não poderá mais ser encontrado. Se seguirmos o ciclo de quintas ascendentes, a primeira alteração será o fá sustenizado. Se for o ciclo de quintas descendentes, será o si bemolizado. O intervalo si-fá portanto, não pode ser encontrado em nenhuma outra armadura, já que todas as demais terão ou o Fá# ou o Sib.
Este trítono característico de cada tom que se encontra em todas as dominantes é constituído sempre pelo quarto grau da escala e pela sensível. No caso, fá é quarto grau de dó e si, sensível. Além disso, este intervalo é característico tanto no modo maior quanto no menor. Si-fá tem tendência resolutiva tanto em dó-mi quanto em dó-mi bemol. Lembre que no modo menor o sétimo grau é elevado para que a tensão resolutiva (que caracteriza o sistema tonal) seja criada.
Outros exemplos: Em lá: O trítono ré-sol#. Ré: quarto grau. Sol#: Sensível. No acorde de dominante com sétima deste tom - E7 - sol# é a terça e ré a sétima. Assim como em dó maior si era a terça e fá a sétima do acorde de dominante com sétima - G7.
Em Sib: O trítono Mib-lá é encontrado no acorde de dominante com sétima deste tom - Fá.
OBS: Nesses exemplos - em lá e em Sib - eu coloquei a armadura de clave referente ao modo maior de cada tom. Você deve ter em mente que se a armadura for do modo menor, nada vai mudar na constituição do acorde de dominante com sétima e no posicionamento do trítono. E7 é dominante de Lá menor e F7 é dominante de Si bemol menor também.
2. Uma segunda dominante.
A dominante substituta é assim chamada pois é um acorde que, apesar de não ser aquele construído sobre o quinto grau da escala, têm as duas principais características da dominante:
1. É maior com sétima e
2. Possui o trítono referente ao tom.
Para melhor visualização, vou usar o tom de Dó pois não tem nenhum acidente de clave.
Em dó, o trítono característico é o si-fá. Fá é quarto grau e si é a sensível. No acorde de G7 - a dominante com sétima - ele está presente: terça e sétima, respectivamente. Este trítono que marca tão bem o tom de dó, pode ser também encontrado no acorde maior com sétima construído sobre o segundo grau rebaixado, no caso; ré bemol. Este é um acorde cromático.
O trítono que pede a resolução no tom de dó continua lá. Ele agora está encaixado em outro acorde e a necessidade de resolução continua, ainda que não tão forte quanto no acorde de dominante tradicional. Compare o posicionamento e a resolução do trítono
Este padrão que foi usado em dó serve, claro, para todas as tonalidades. Ou seja, em qualquer tom, o acorde maior com sétima sobre o segundo grau rebaixado pode ser usado como dominante substituta. Este acorde vai sempre ter o trítono característico do tom, e neste caso, o quarto grau da escala vai ser a terça do acorde, e a sensível será a sétima do acorde - ao contrário da dominante tradicional onde essas posições estão invertidas (sensível como terça do acorde e a quarta da escala como sétima do acorde).
Outro exemplo: Em Lá maior: O segundo grau rebaixado é o Si bemol. A dominante substituta será o acorde maior com sétima construído sobre este grau: Sib7. O trítono (ré-sol#) está lá: ré é a terça do acorde e sol# é enarmônico de lá bemol - sétima de si bemol.
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segunda-feira, 19 de janeiro de 2009
Harmonia - Dominante Substituta
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