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segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Andamentos

Este artigo dará ao músico conhecimento necessário para poder dar à sua apresentação uma interpretação mais próxima àquela em que o autor se baseou quando escreveu sua obra.
Na música clássica esse conhecimento é mais encontrado e utilizado, mas na popular também é utilizado.

Por definição, Andamento é a velocidade com que a música é executada.
É indicado tradicionalmente por palavras de origem italiana, que são escritas no início do trecho cujo andamento deve ser indicado, logo acima da pauta musical.
Apesar dos termos serem em sua maioria provenientes do italiano, hoje em dia, porém, já há compositores que preferem designá-los em sua língua materna.
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Os andamentos variam desde os bem vagarosos até os muito rápidos.
Eis os termos em ordem crescente de velocidade
Largo
Larghetto
Adagio
Lento
Andante
andantino
Allegretto
Moderato
Allegro
Vivace
Presto
Esses andamentos podem ainda ser graduados assim:
assai
=
muito
con moto
=
com movimento
ma non troppo
=
mas não muito
molto
=
muito
mosso
=
movimentado
poco
=
pouco
quasi
=
quase
troppo
=
muito
Exemplos disso:
Andante con moto
Allegro ma non troppo
Andantino quasi allegretto
etc
Além disso, aos andamentos, costumam somar-se ainda palavras que exprimem o carater da música.
affetuoso
=
afetuoso
con anima
=
com alma, com disposição
con brio
=
com brio, com entusiasmo
con spirito
=
com finura
giocoso
=
jocoso
risoluto
=
resoluto
scherzando
=
brincando
tranquillo
=
tranqüilo
sostenuto
=
sustido
Exemplos disso:
Andantino affetuoso
Allegro con brio
Allegretto scherzando
etc
No Brasil, já encontramos termos como esses:
Dengoso
Depressa
Devagar
Dolente
Gingando
Molengamente
Rápido
Saudoso
Sem pressa
Sentido
Saltitante
Tristonho
dentre outros
Existe um aparelho que indica com exatidão absoluta, o andamento. Esse aparelho é o metrônomo. A figura abaixo ilustra o mais tradicional, normalmente feito em madeira e com um mecanismo como o de um relógio e que depende de corda, como os relógios antigos. Hoje entretanto, encontra-se os eletrônicos que além de term essa funcionalidade também são até mesmo afinadores.
Nesse da figura ao lado, no pêndulo há uma graduação, bem como no corpo do aparelho e o contrapeso é ajustado na altura da haste e faz com que ela tenha um andamento mais rápido quanto mais próximo à base e mais lento quanto mais na ponta, é posicionado.
A velocidade do pêndulo é normalmente graduada de 30 a 230 bpm (batidas por minuto).
Hoje em dia a marcação metronômica nas partituras são feitas da seguinte maneira:
O metrônomo foi inventado no princípio do século XIX, pelo mecânico austríaco Johann Nepomuk Maelzel. Por isso, até há bem pouco tempo as indicações metronômicas nas partituras eram feitas assim:
Sendo que o M.M. é a abreviatura de "Metrônomo Maelzel".
Maelzel era amigo de Beethoven, que foi o primeiro compositor a usar indicações metronômicas, então, toda indicação encontrada em música anterior a Beethoven deve ser atribuída ao revisor da obra e não ao seu autor.
Retomando o assunto após essa pausa cultural, dizemos que em muitos casos o compositor não quer fixar com rigidês o andamento, preferindo deixar ao intérprete uma certa margem de escolha. Nesse caso, a indicação metronômica é feita da seguinte maneira:

MUDANÇA NO ANDAMENTO
No decorrer da música o andamento pode sofrer alterações e elas são indicadas pelas seguintes palavras:
DIMINUINDO A VELOCIDADE
ANDAMENTO
ABREVIATURA
allargando
allarg.
rallentando
rall.
rilasciando
rilasc.
ritardando
ritard.
ritenendo
riten.
ritenudo
rit.
stentando
stent.
trattenuto
tratt.
AUMENTANDO A VELOCIDADE
ANDAMENTO
ABREVIATURA
accelerando
accel.
affretando
affret.
animando
anim.
precipitando
precip.
stretto
rstretto
stringendo
string.
Após qualquer modificação do andamento, indica-se a volta à velocidade inicial por uma destas expressões:
a tempo
Iº tempo
in tempo
tempo Iº
comme prima
tempo primo

COMPASSO / ANDAMENTO / RITMO
Não se pode confundir de maneira alguma esses conceitos. Os três conceitos existem simultaneamente em qualquer música, entretanto guardam suas diferenças:
Compasso: é a divisão da música em pequenas partes de duração de tempo.
Andamento: é a velocidade com que a música ou parte dela deve ser executada.
Ritmo: O conceito de ritmo é mais complexo e ainda não o abordamos, contudo para que haja uma assimilação mais fácil diremos simplesmente, por ora, que é a maneira como se sucedem os valores na música.
No exemplo acima: Compasso: é 2 por 4; Andamento: 120 bpm (batidas por minuto); Ritmo: é o seguinte:
Com isso cobrimos mais um conceito importante para a formação de todo músico. Some mais esse conhecimento aos que você já detém e avalie o quanto já aprendeu. Pois é, fique feliz sim, pois já aprendeu muito, mas ainda há muito por vir.

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♫ ♫ Educação Musical ♫ ♫

♫ ♫ Educação Musical ♫ ♫
Educação Musical é a educação que oportuniza ao indivíduo o acesso à música enquanto arte, linguagem e conhecimento. A educação musical, assim como a educação geral e plena do indivíduo, acontece assistematicamente na sociedade, por meio, principalmente, da industria cultural e do folclore e sistematicamente na escola ou em outras instituições de ensino.