♫ ♫ Tradutores ♫ ♫

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

♫ ♫ Pesquise ♫ ♫

sábado, 16 de junho de 2012

Destros não gostam de música diferente






Você usa sua mão para pegar coisas, escovar os dentes, atirar uma bola… Mas e se ela também estiver relacionada com seu gosto musical?

Um pesquisador de Ohio, EUA, descobriu que pessoas que preferem usar a mão direita (os destros) parecem gostar mais de gêneros populares, e desgostar dos outros. O estudo sugere que os destros convictos talvez sejam menos abertos para novas experiências musicais, com tendência a “gravitar” no que já é mais familiar.
Ele também descobriu que as pessoas que utilizam a mão não dominante para pelo menos duas atividades – o que não significa ambidestria – apresentam gostos musicais abrangentes. Elas também demonstram gosto e vontade pelo que não é popular.
Muitos fatores influenciam nossas preferências musicais, então que diferença a mão poderia fazer? Na verdade, o efeito acontece no cérebro.
“Pessoas que usam as duas mãos tem mais contato com os processos do hemisfério direito”, afirma o autor do estudo, Stephen Christman. O lado direito do cérebro tem uma grande parte na atualização dos pensamentos e crenças, e nos dá novas visões para as coisas, enquanto o esquerdo é mais apegado ao que julgamos verdadeiro e testado.
Christman lembra que cerca de 80% dos canhotos possuem habilidades com a outra mão, enquanto apenas 40% dos destros conseguem o mesmo.
O estudo usou 92 estudantes que passaram por um teste de “mão”. 49 eram apenas destros, e 43 tinham mais de duas habilidades com a outra mão.
Quatro participantes era apenas canhotos, o que significa um grupo muito pequeno para virar estatística. Mas outros estudos com canhotos mostram que eles são piores ainda do que os destros, no sentido de ser cabeça dura.
Os cientistas pediram aos estudantes para classificar a frequência com que ouviam 21 tipos diferentes de música, e o prazer em ouvi-las. Nove foram consideradas “populares”, de acordo com as vendas, e as outras eram “não populares”. Nas de sucesso, estavam o rock clássico, heavy metal, country e o rap/hip-hop. Nas impopulares estavam jazz, folk, reggae e outros.
Os três mais escolhidos pelos destros foi R&B (rhythm and blues), pop moderno e rock alternativo; entre os “duas mãos” foi R&B, seguido de rock alternativo e rock moderno.
Mas o leque de interesses pode abrir. O pesquisador aconselha pessoas muito apegadas a uma das mãos a abrir a cabeça para novas formas de música. “Dê uma chance à música, e você pode acabar gostando dela e ainda aumentando seus horizontes”.
E ele é um exemplo. Os gostos musicais de Christman sempre foram mais para o folk/acústico. Mas quando sua filha começou a trazer álbuns do Eminem e Ludacris, ele logo começou a desenvolver interesse por rap e hip-hop.

Nenhum comentário:

♫ ♫ Compartilhe ♫ ♫

Bookmark and Share

♫ ♫ Educação Musical ♫ ♫

♫ ♫ Educação Musical ♫ ♫
Educação Musical é a educação que oportuniza ao indivíduo o acesso à música enquanto arte, linguagem e conhecimento. A educação musical, assim como a educação geral e plena do indivíduo, acontece assistematicamente na sociedade, por meio, principalmente, da industria cultural e do folclore e sistematicamente na escola ou em outras instituições de ensino.