♫ ♫ Tradutores ♫ ♫

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

♫ ♫ Pesquise ♫ ♫

sexta-feira, 5 de março de 2010

Parte XXXI - Wagner


Quem é o pai?

A mãe de Richard Wagner, Johanna, era casada com Karl Friedrich, um oficial de polícia que morreu poucos meses depois do nascimento do compositor. Logo após ficar viúva, Joahnna casou-se novamente com Lugwig Geyer, artista plástico e ator. Até hoje não se sabe ao certo se Wagner era filho de Friedrich ou do artista plástico. Prova disso é que, até os 15 anos de idade, o músico usou o nome de Richard Geyer.

A traição que inspirou tragédia

Logo após participar da Revolução de Maio de 1849, Wagner exilou-se na Suíça. Durante este período de exclusão, o compositor se apaixonou por Mathilde Wesendonck, esposa do dono da casa onde vivia, o maestro Otto Wesendonck. Quando o músico descobriu a traição da mulher com o amigo, Wagner teve de deixar o país abruptamente, indo morar na França. Essa história inspirou a criação de "Tristão e Isolda", uma tragédia de amor, uma das mais famosas obras do compositor.

Wagner e o Brasil

O "Templo da Arte Erudita", teatro criado por Wagner para apresentar suas obras, além de contar com a ajuda financeira do rei Ludwig 2º, da Baviera, também recebeu auxílio do kaiser Guilherme, de inúmeras sociedades que se dedicavam ao compositor e do imperador do Brasil, d. Pedro 2º. Além de ser um dos mais eruditos e cultos monarcas da época e de ser um "mecenas" da arte, Pedro 2o era um grande admirador da obra de Wagner. Ele até chegou a cogitar a possibilidade de construir no Brasil um teatro nos mesmos moldes do "Templo da Arte Erudita". Certa vez, o compositor enviou uma carta, um livro e algumas obras a d. Pedro 2º. O imperador convidou o alemão para uma visita ao Brasil, mas a viagem nunca foi realizada.

Nenhum comentário:

♫ ♫ Compartilhe ♫ ♫

Bookmark and Share

♫ ♫ Educação Musical ♫ ♫

♫ ♫ Educação Musical ♫ ♫
Educação Musical é a educação que oportuniza ao indivíduo o acesso à música enquanto arte, linguagem e conhecimento. A educação musical, assim como a educação geral e plena do indivíduo, acontece assistematicamente na sociedade, por meio, principalmente, da industria cultural e do folclore e sistematicamente na escola ou em outras instituições de ensino.