♪ Regente ♪ Músico Multi-Instrumentista e Vocalista ♪ Arranjador ♪ Compositor ♪
♫ ♫ Tradutores ♫ ♫
♫ ♫ Pesquise ♫ ♫
segunda-feira, 19 de janeiro de 2009
Giuseppe Verdi
Compositor italiano, famoso por suas óperas. De origem humilde, estudou música auxiliado por um mecenas, com cuja filha veio a casar-se. A morte repentina da jovem esposa e dos filhos interrompeu-lhe os primeiros esforços. Após um período de apatia, recomeçou a compor, e pouco a pouco começou a superar o estilo afeminado da ópera italiana posterior a Bellini, criando um Romantismo nacional.
Com Ernani, Macbeth e Luisa Miller conquistou a Itália; estas óperas, depois esquecidas em face dos sucessos maiores de Verdi, estão hoje sendo relembradas. Interveio, como artista, nas lutas dos italianos pela independência do país; seu nome tornou-se símbolo nacional.
Musicalmente, está próximo ao Romantismo francês, de que adotou os fortes efeitos cênicos e as deformações naturalísticas. Em Rigoletto (1855), o personagem principal é um corcunda; em Il Trovatore (1853), são ciganos; em La Traviata (1853), é uma cortesã. O sucesso popular destas obras, graças à facilidade de sua invenção melódica, foi enorme. Vieram em seguida os sucessos quase igualmente grandes de Un Ballo in Maschera e La Forza del Destino.
Verdi evoluiu sempre. A Traviatta foi sua primeira obra em trajes modernos. Em Don Carlos (1867), aproximou-se da ópera parisiense. Em Aída (1871) apareceu tão renovado que alguns acreditavam reconhecer a influência de Wagner. A carreira operística de Verdi parecia, então encerrada. Escreveu um quarteto de cordas e o grandioso Réquiem para o aniversário de morte de Manzoni, uma das maiores obras sacras do século XIX. Mas em idade avançada voltou à ópera, escrevendo Otelo (1887) e Falstaff (1893), sua única comédia.
Verdi foi e é o compositor de óperas mais respeitado no mundo; o único que se manteve ao lado e fora da esfera de Wagner. Símbolo da unidade italiana, filho do Romantismo, dramaturgo nato, movido por um dinamismo constante, psicólogo, soube compor como um mestre do recitativo dramático, dos coros, da orquestra, do canto expressivo e lírico. Os libretos de suas óperas adaptaram enredos de obras de Shakespeare e Schiller. Seu Réquiem é uma obra prima.
http://rapidshare.com/files/23465724/VerReqSol.part1.rar
http://rapidshare.com/files/23472158/VerReqSol.part2.rar
http://rapidshare.com/files/23478472/VerReqSol.part3.rar
http://rapidshare.com/files/23485978/VerReqSol.part4.rar
http://rapidshare.com/files/23493446/VerReqSol.part5.rar
http://rapidshare.com/files/23502190/VerReqSol.part6.rar
http://rapidshare.com/files/23506725/VerReqSol.part7.rar
http://rapidshare.com/files/23507065/VerReqSol.part8.rar
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário