O compasso possui suas sub-divisões que vamos passar a conhecer em detalhes, a partir de agora.Todo compasso possui sub-divisões. e essas sub-divisões recebem o nome de tempos do compasso.
O compasso pode ter:
2 tempos - chamado de compasso binário
3 tempos - chamado de compasso ternário
4 tempos - chamado de compasso quaternário
5 tempos - chamado de compasso quinário
7 tempos - chamado de compasso setenário
Dessa divisão do compasso, definimos outra denominada de acentuação, que nada mais é do que a ênfase dada a cada tempo no momento da execução musical.
Essa ênfase ou acentuação, pode ser FORTE, Meio Forte ou fraca, dependendo do tempo a que está se referindo e ao tipo de compasso.
A acentuação nos compassos seguem regras diferentes para os diversos tipos de compassos, como veremos a seguir:
COMPASSO BINÁRIO
1º tempo - FORTE2º tempo - fraco
COMPASSO TERNÁRIO
1º tempo - FORTE2º tempo - Meio Forte3º tempo - fraco
COMPASSO QUATERNÁRIO
1º tempo - FORTE2º tempo - fraco3º tempo - Meio Forte4º tempo - fraco
COMPASSO QUINÁRIO É considerado como sendo equivalente a soma de um compasso ternário e um binário.
1º tempo - FORTE2º tempo - Meio Forte3º tempo - fraco+4º tempo - FORTE5º tempo - fraco
ou a soma de um compasso binário e um ternário.
1º tempo - FORTE2º tempo - fraco+3º tempo - FORTE4º tempo - Meio Forte5º tempo - fraco
COMPASSO SETENÁRIO É considerado como sendo equivalente a soma de um compasso quaternário e um ternário.
1º tempo - FORTE2º tempo - fraco3º tempo - Meio Forte4º tempo - fraco+5º tempo - FORTE6º tempo - Meio Forte7º tempo - fraco
ou a soma de um compasso ternário e um quaternário.
1º tempo - FORTE2º tempo - Meio Forte3º tempo - fraco+4º tempo - FORTE5º tempo - fraco6º tempo - Meio Forte7º tempo - fraco
Antigamente os compassos mais usados eram o binário, ternário e o quaternário, mas hoje, os compositores utilizam-se deles livremente.
OBSERVAÇÃO: Não se apegue à altura das notas e nem nas figuras utilizadas nos exemplos pois foi adotado o padrão de uma mesma altura e uma mesma figura apenas com a finalidade de facilitar a didática.
MAIS DIVISÕES Acima, vimos exemplos onde cada tempo era representado por uma única nota, para facilitar a compreensão da formação dos compassos, porém os tempos também se juntam em valores maiores e se subdividem em valores menores.
CABEÇAS DE TEMPOS Dessas divisões dos tempos de um compasso, ainda tiramos a identificação do que chamamos de cabeça de tempo, que nada mais é do que a nota (ou silêncio - pausa) que representa o início de cada tempo de um mesmo compasso.
Essa identificação é mais utilizada quando ocorre a subdivisão de um tempo em duas ou mais notas. Dentro da divisão de cada um dos tempos a forma de execução segue as mesmas regras que são aplicadas aos compassos, como vimos acima.
CABEÇA DE COMPASSO O primeiro tempo de cada compasso também pode ser chamado de "cabeça de compasso". Podemos dizer que: Todo primeiro tempo dos compassos são chamados de "cabeça de compasso" e que cada tempo de todo compasso também possui o que chamamos de "cabeça de tempo".
Na figura abaixo, vemos o resumo do que dissemos.
♪ Regente ♪ Músico Multi-Instrumentista e Vocalista ♪ Arranjador ♪ Compositor ♪
♫ ♫ Tradutores ♫ ♫
♫ ♫ Pesquise ♫ ♫
segunda-feira, 19 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário