Neste tópico iremos estudar alguns tipos de preparação usuais para os acordes de uma determinada escala. A preparação amplia as possibilidades harmônicas e propicia o uso de uma harmonização interessante para as notas de passagem cromáticas, tanto no baixo quanto na melodia principal. (ver Notas Ornamentais).
Preparação da tônica
Preparação dos demais graus
Preparação da Tônica
Preparação V7 - I (Cadência Perfeita):
b) Preparação SubV7 - I (Substituto da Sétima da Dominante):
O SubV7 (substituto da sétima da dominante) é um acorde encontrado sobre o segundo grau abaixado um tom acima do acorde que irá resolver.
c) Preparação VII - I
Preparação dos demais graus
Dominante secundário:
Os dominantes secundários são os dominantes dos demais graus diatônicos.
Dominante auxiliar:
São os dominantes dos Acordes de Empréstimo Modal (AEM).
SubV7 secundário:
É o substituto do quinto grau dos graus diatônicos. Resolve por movimento de meio tom para baixo.
Resolução Deceptiva:
É quando os acordes preparatórios (V7 e SubV7) não resolvem no acorde esperado, causando um efeito de surpresa. No exemplo seguinte a resolução esperada de B7 seria Em; C no caso é surpresa.
♪ Regente ♪ Músico Multi-Instrumentista e Vocalista ♪ Arranjador ♪ Compositor ♪
♫ ♫ Tradutores ♫ ♫
♫ ♫ Pesquise ♫ ♫
segunda-feira, 19 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário