♫ ♫ Tradutores ♫ ♫

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

♫ ♫ Pesquise ♫ ♫

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Composição II

Neste tópico iremos estudar alguns tipos de preparação usuais para os acordes de uma determinada escala. A preparação amplia as possibilidades harmônicas e propicia o uso de uma harmonização interessante para as notas de passagem cromáticas, tanto no baixo quanto na melodia principal. (ver Notas Ornamentais).
Preparação da tônica
Preparação dos demais graus
Preparação da Tônica
Preparação V7 - I (Cadência Perfeita):
b) Preparação SubV7 - I (Substituto da Sétima da Dominante):
O SubV7 (substituto da sétima da dominante) é um acorde encontrado sobre o segundo grau abaixado um tom acima do acorde que irá resolver.
c) Preparação VII - I
Preparação dos demais graus
Dominante secundário:
Os dominantes secundários são os dominantes dos demais graus diatônicos.
Dominante auxiliar:
São os dominantes dos Acordes de Empréstimo Modal (AEM).
SubV7 secundário:
É o substituto do quinto grau dos graus diatônicos. Resolve por movimento de meio tom para baixo.
Resolução Deceptiva:
É quando os acordes preparatórios (V7 e SubV7) não resolvem no acorde esperado, causando um efeito de surpresa. No exemplo seguinte a resolução esperada de B7 seria Em; C no caso é surpresa.

Nenhum comentário:

♫ ♫ Compartilhe ♫ ♫

Bookmark and Share

♫ ♫ Educação Musical ♫ ♫

♫ ♫ Educação Musical ♫ ♫
Educação Musical é a educação que oportuniza ao indivíduo o acesso à música enquanto arte, linguagem e conhecimento. A educação musical, assim como a educação geral e plena do indivíduo, acontece assistematicamente na sociedade, por meio, principalmente, da industria cultural e do folclore e sistematicamente na escola ou em outras instituições de ensino.