Síncopa webmaster Sexta, 09/12/2005 as 00:00:00 BRSTNeste artigo vamos tratar de acentos que encontramos na música, utilizados para enfatizar as frases atribuindo-lhes detrminados sentidos, emoções, sentimentos.
Este assunto é importante e tem um grande valor no momento da execução de toda música que os utiliza.
Para a perfeita compreensão deste assunto, é necessário muita atenção, portanto sugerimos que seja lido várias vezes até que esteja plenamente comprreendido. Estude! Leia, releia, tente compreender perfeitamente. Você verá que é fácil. O contratempo e a síncopa são facilmente encontrados nas músicas que você irá estudar e tocar.
A revisão da PARTE II - 4 - Divisões do compasso, tornará mais claro este assunto e sua assimilação mais natural. Dando início ao estudo podemos dizer que os acentos dos compassos são postos normalmente nos tempos fortes (acentuação principal), por exemplo: em um compasso quaternário (4 por 4), onde existem quatro tempos formados por 4 semínimas, o primeiro tempo é considerado forte e o terceiro tempo considerado tempo Meio Forte, já o segundo e o quarto tempos são considerados tempos fracos.
Há uma certa controversia entre autores, onde alguns consideram o primeiro e o terceiro tempos do compasso quaternário como Fortes. Em nosso curso, isso ocorrerá apenas no caso de facilitar a didática ou exemplificar algum contraste no sentido da frase.
As notas que formam esse terceiro tempo do compasso, recebem as mesmas definições de tempos fortes e fracos. Contudo seu tempo forte se equivale em intensidade ao do tempo forte do compasso. Já os tempos fracos desses grupos de notas se equivaleram em intesidade aos tempos fracos do compasso.
Pois bem, tudo o que vimos acima, é considerada como sendo a acentuação normal do compasso, e como existe exceção para toda regra, vamos vê-las a partir de agora..
Ou o acento é deslocado , o que se denomina contratempo, ou ele é suprimido, ao que damos o nome de síncopa. Vamos ver esses conceitos isoladamente
CONTRATEMPO
O contratempo existe quando o acento é deslocado, isto é, quando ao invés de cair em um tempo forte do compasso ou parte forte do tempo, ele cai em tempo fraco do compasso ou parte fraca de tempo.
Indica-se o contratempo escrevendo sobre ou sob a nota acentuada, o sinal (> ) o a abreviatura de sforzato (sf).
IMPORTANTE: A esses sinais damos o nome de sinais de dinâmica, que veremos mais adiante, mas que por força de uma explicação mais detalhada somos obrigados a lançar mão.
SÍNCOPA
A síncopa> existe quando o tempo fraco ou parte fraca de um tempo se prolonga para o tempo forte do compasso ou parte forte seguinte, do mesmo tempo. O acento, que deveria surgir nestes últimos, não aparece, sendo suprimido em função disso.
A síncopa é indicada pela ligadura e, as vezes, pela nota pontuada.
Abaixo vemos o tempo fraco se prolongando para o tempo forte.
♪ Regente ♪ Músico Multi-Instrumentista e Vocalista ♪ Arranjador ♪ Compositor ♪
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segunda-feira, 19 de janeiro de 2009
Composição - Contraponto Sincopa
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