♫ ♫ Tradutores ♫ ♫

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

♫ ♫ Pesquise ♫ ♫

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Cadências

No cantochão, a cadência era o nome do movimento que a melodia fazia para terminar. Ela indicava em qual modo a peça estava, ao atingir sua nota final (fundamental) por grau conjunto. A alteração ascendente em um semitom da última nota do modo na chamada música ficta enfatiza ainda mais sua fundamental, criando para aquela a função de sensível. Assim, no chamado modo dórico, por exemplo, o dó sustenizado no final da melodia enfatizará ainda mais a fundamental do modo, que é . Com a invenção da polifonia, as cadências finais ficam ainda mais veementes ao assinalar a conclusão das peças. Este será o começo da transição do idioma modal para o tonal.
Para se familiarizar com os tipos de cadências é necessário compreender os graus das escalas tonais. Estes são referidos por números romanos:
I: Primeiro grau: tônica.
II: Segundo grau.
III: Terceiro grau.
IV: Quarto grau: subdominante.
V: Quinto grau: dominante.
VI: Sexto grau.
VII: Sétimo grau: sensível.
Cadência Perfeita
Também conhecida como ponto final ou cadência autêntica. É a cadência normal de conclusão de uma peça musical, dando, a quem ouve, a sensação de finalização da frase. É formada pelos acordes de dominante (V) e tônica (I). Exemplo na tonalidade de Dó Maior: Sol - Dó
Cadência Plagal
Também utilizada nas finalizações das obras musicais, a cadência plagal é conhecida como a cadência do amém, por ser utilizada para harmonizar esta palavra no final dos hinos. É formada pelos acordes de subdominante (IV) e tônica (I). Exemplo na tonalidade de Lá menor: Ré - Lá
Cadência Imperfeita
A única diferença entre a cadência imperfeita e a perfeita está no estado dos acordes, ou seja, um dos acordes da cadência imperfeita está invertido.
Cadência Picarda
Cadência característica das tonalidades menores. A resolução é feita dominante - tónica, sendo o acorde da tónica Maior.
Cadência à Dominante
Também chamada de meia cadência ou ponto de continuação. Com o efeito similar ao de uma vírgula, ela é construída ao se colocar praticamente qualquer acorde diatônico, mas, mais frequentemente o de tônica (I), supertônica (II) ou subdominante (IV), concluindo no acorde de Dominante (V).
Cadência Interrompida
A cadência interrompida ou de engano deixa a sensação de que a música está sendo interrompida, pois o compositor cria a expectativa de resolver a frase em uma cadência perfeita (V - I), no entanto, finaliza não com o acorde de tônica, mas sim com o de superdominante (VI).

Nenhum comentário:

♫ ♫ Compartilhe ♫ ♫

Bookmark and Share

♫ ♫ Educação Musical ♫ ♫

♫ ♫ Educação Musical ♫ ♫
Educação Musical é a educação que oportuniza ao indivíduo o acesso à música enquanto arte, linguagem e conhecimento. A educação musical, assim como a educação geral e plena do indivíduo, acontece assistematicamente na sociedade, por meio, principalmente, da industria cultural e do folclore e sistematicamente na escola ou em outras instituições de ensino.