♪ Regente ♪ Músico Multi-Instrumentista e Vocalista ♪ Arranjador ♪ Compositor ♪
♫ ♫ Tradutores ♫ ♫
♫ ♫ Pesquise ♫ ♫
segunda-feira, 19 de janeiro de 2009
AC / DC
O AC/DC foi uma das bandas mais importantes para o rock and roll . Tudo começou em 1973, Sydney, na Austrália, quando os irmãos Angus Young e Malcolm Young resolveram formar uma banda; no início começaram a tocar com Dave Evans nos vocais, mas ele logo deixou o grupo e foi substituído por Bon Scott, motorista da banda na época. A formação veio a se completar em 1974, com Bon Scott (vocais), Mark Evans (baixo) e Phil Rudd (bateria). Uma das marcas mais conhecidas da banda é a performance do guitarrista solo Angus Young, que utiliza um uniforme escolar nos shows, e desloca-se pelo palco com um passo conhecido pelos fãs como "duck walk". Esta é uma alusão ao grande Chuck Berry, que tanto Angus Young como Malcolm Young tem como ídolo.
No ano 1975 lançaram T.N.T. e em 1976, Dirty Deeds Done Dirt Cheap. Esses dois álbuns conseguiram a atenção da mídia e conquistaram milhares de fãs. O AC/DC saiu em sua primeira turnê mundial (Reino Unido e Europa). Antes, porém, re-lançaram o álbum High Voltage, incluindo tanto as faixas do álbum australiano de 1975, como também as do álbum T.N.T..
Let There Be Rock saiu em 1977, e mudanças ocorreram no AC/DC: saiu o baixista Mark Evans e Cliff Williams entrou em seu lugar. No ano seguinte saíram dois novos álbuns: Powerage e o ao vivo If You Want Blood You've Got It dois grandes álbuns. Em 1979, é lançado Highway to Hell, o último com Bon Scott nos vocais. Foi graças a este álbum que a banda ganhou a falsa fama de satanista. Na verdade Highway to Hell é uma sátira a Stairway to Heaven do famoso Led Zeppelin. Também era como Angus se referia a turnê do ano anterior. O single Highway to Hell chegou ao top 20 no Reino Unido e ao top 10 nos Estados Unidos.
Túmulo de Bon Scott, Fremantle Cemetery, Austrália
Em 19 de fevereiro de 1980, morre tragicamente o vocalista Bon Scott, afogado em seu próprio vômito depois de ingerir bebidas alcóolicas em excesso. A perda marcou profundamente a banda. Quando tudo parecia ser o fim, os pais de Bon Scott deram a maior força para AC/DC continuar, afinal eles eram uma banda jovem e tinham muito para oferecer. Então, Brian Johnson foi convidado por Malcolm e Angus Young que assistiram um show com o antigo vocalista Bon Scott e que Brian Johnson estava se apresentando com sua banda, Geordie. Brian Johnson chegou atrasado na audição onde foi escolhido como novo vocalista, mas quando começou a cantar, o sorriso renasceu nos rostos de Angus e Malcolm pela primeira vez desde a morte de Scott. No mesmo ano, o AC/DC voltou com tudo, lançando Back in Black, álbum que foi uma homenagem (até no nome) a Bon, vendendo mais de 20 milhões de cópias só nos E.U.A. na época de seu lançamento. Back in Black é hoje o segundo disco mais vendido da história (42 milhões de cópias), só perdendo para Thriller (54 milhões de cópias), de Michael Jackson.
Em 1981, foi lançado For Those About to Rock We Salute You. Em 1983 é gravado Flick of the Switch, onde a banda sofreu outra mudança: Phill Rudd deixou a banda por problemas de alcolismo e drogas e foi substituído por Simon Wright, um garoto de 20 anos. Com esta formação foram lançados mais três álbuns, Fly on the Wall de 1985, Who Made Who em 1986 e Blow Up Your Video em 1988. Em 1989 Simon deixou o AC/DC para tocar com Ronnie James Dio, sua saída foi amigável e em seu lugar entrou Chris Slade. Até o início dos anos 90, o AC/DC vendeu mais de 80 milhões de álbuns em todo o mundo!
No ano seguinte, a banda ganhou o Grammy de melhor álbum de Hard Rock com The Razor's Edge de 1990. Em 1992 foi lançado o álbum Live, gravado em agosto de 1991, no Castle Donnington. O álbum Ballbreaker de 1995 contou com a volta do baterista Phil Rudd. Em novembro de 1997 saiu um box com 5 CD's, intitulado Bonfire, um tributo a Bon Scott.
Finalmente, em 2000, a banda lança mais um álbum, "Stiff Upper Lip", cuja faixa-título chega ao primeiro lugar nas paradas das rádios americanas. O álbum torna-se sucesso absoluto de vendas, e consegue inclusive chegar ao topo do podium da Billboard.
Em 2004 o vocalista do grupo Brian Johnson assinou as canções de um musical sobre Helena de Tróia trazendo Dolores O'Riordan, do Cranberries no papel principal. O disco “Back in Black” relançado em 2003, conquistou o prêmio da Associação da Indústria Fonográfica nos Estados Unidos, depois de ter vendido mais de 20 milhões de cópias.
Em 2005 o grupo colocou nas lojas o DVD duplo “Family Jewels” e anunciou seu retorno aos estúdios em breve para as gravações da próxima bolacha da carreira.
Em 2007 é lançado outro DVD, Plug me In que já bateu diversos recordes de vendas desde seu lançamento.
Em 2008, após 8 anos de jejum, foi lançado no dia 20 de outubro o novo álbum intitulado Black Ice. Aclamado pela crítica como sendo o álbum mais consistente da banda desde o clássico Back in Black, o disco foi o responsável pelo retorno do AC/DC ao topo da Billboard, (o que havia acontecido apenas uma vez, em dezembro de 1982, com o álbum For Those About to Rock We Salute You, e converteu-se em um dos maiores sucessos comerciais do ano, tendo vendido cerca de 800 mil cópias em sua semana de estréia, só nos EUA, e 5,0 milhões em todo o mundo. Além dos EUA, Black Ice estreou no topo das paradas em outros 28 países, dentre os quais Reino Unido, Alemanha, Canadá, Argentina, Japão, Austrália, Bélgica, Finlândia e Itália. O sucesso de Black Ice fez alavancar as vendas de outros clássicos da banda, tanto que na semana seguinte a sua estréia, o TOP POP Catolog da Billboard, listou 5 clássicos do AC/DC em seu top 10: Back in Black, High Voltage, Highway to Hell, Dirty Deeds Done Dirty Cheap e Live, respectivamente primeiro, terceiro, quarto, quinto e sétimo colocados.
O AC/DC encontra-se atualmente em turnê mundial de grande sucesso, que deverá, inclusive, passar pelo Brasil no segundo semestre 2009
É comumente dito que o nome significaria "Alternating Current/Direct Current" (ou, traduzindo para o português, Corrente Alternada/Corrente contínua). Tal nome teria sido achado na placa existente atrás de uma máquina de costura (que deveria ser provida de um motor universal) de Margaret Young, irmã de Angus e Malcolm, que dão suporte à teoria.
Algumas figuras religiosas, no entanto, postulam que o significado da sigla advém de "Anti-Christ/Devil's Children" ou Anti-Cristo/Filhos do Demônio, querendo taxar o grupo musical de ser ligado ao satanismo, uma vez que repudiavam o rock pesado e a atitude do grupo, que não estava de acordo com o conservadorismo religioso defendido por estes. A banda nega veementemente essa origem para o nome.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário