♫ ♫ Tradutores ♫ ♫

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

♫ ♫ Pesquise ♫ ♫

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Edvard Grieg

Compositor norueguês - Estudou com E.F. Wenzel no Conservatório de Leipzig (1858-62), onde familiarizou-se intimamente com a primeira música romântica (especialmente a de Schumann), ganhando mais experiência em Copenhagen, onde recebeu o estímulo de Niels Gade. Foi só em 1864-5, após conhecer o nacionalista norueguês Rikard Nordraak, que ocorreu sua mudança estilística, especialmente nas Humoresker para piano, op.6, de inspiração folclórica. Além de promover a música norueguesa através de concertos de suas próprias obras, reuniu alunos, tornou-se regente da Harmoniske Selskab, projetou uma Academia Norueguesa de Música e ajudou a fundar a Christiania Musikforening (1871), compondo nesse meio tempo seu concerto para piano (1868) e os importantes arranjos para piano de 25 canções folclóricas de Lindeman (op.17, 1869). Uma colaboração operística com Bjornson não rendeu frutos, mas sua música incidental para Peer Gynt, de Ibsen (1875), a mais extensa e famosa de suas grandes composições, resultou numa de suas melhores obras. Apesar da saúde cronicamente deficiente, continuou a fazer turnês como regente e pianista e a executar encomendas de sua base, em Troldhaugen (a partir de 1885); recebeu numerosas honrarias internacionais. Entre suas obras tardias, as de maior destaque são O escravo da montanha op.32, para barítono, duas trompas e cordas, o Quarteto de Cordas em sol menor op.27, a conhecida Suíte Holberg, neobarroca (1884), e o ciclo de canções Haugtussa op.67 (1895).

Grieg foi antes de tudo um compositor lírico; suas partituras de Vinje, op.33, por exemplo, demonstram amplitude de expressão emocional e caracterização ambiental, e os dez números de opus das Peças líricas para piano contêm uma abundância de quadros programáticos expressando estados de ânimo. Mas foi também um pioneiro tanto na utilização impressionista da harmonia e da sonoridade do piano, presente em suas últimas canções, quanto no tratamento de dissonância em Slatter op.72, melodias camponesas para violino arranjadas para piano.

Nenhum comentário:

♫ ♫ Compartilhe ♫ ♫

Bookmark and Share

♫ ♫ Educação Musical ♫ ♫

♫ ♫ Educação Musical ♫ ♫
Educação Musical é a educação que oportuniza ao indivíduo o acesso à música enquanto arte, linguagem e conhecimento. A educação musical, assim como a educação geral e plena do indivíduo, acontece assistematicamente na sociedade, por meio, principalmente, da industria cultural e do folclore e sistematicamente na escola ou em outras instituições de ensino.