♫ ♫ Tradutores ♫ ♫

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

♫ ♫ Pesquise ♫ ♫

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Cuca Che Guevara lança curso sobre criação de bandas de rock

Programa atende jovens que buscam montar um banda de rock ou emplacar projetos solos no gênero

“Vamos dar ao aluno a oportunidade de conhecer as raízes da música”
Roberto Holanda, professor de Teoria Musical e História da Música


Fonte: Diário do Nordeste / Caderno 3
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1359316

O Centro Urbano de Cultura e Arte (Cuca) Che Guevara, na Barra do Ceará, inaugura em fevereiro o Projeto Experimental em Música, que oferecerá a jovens fortalezenses formação gratuita, teórica e prática, interessados em realizarem projetos musicais conjuntos ou solos.

As bandas Rolling Stones, Led Zeppelin e o guitarrista Chuck Berry são alguns dos grandes nomes do rock´n´roll presentes na ementa do Projeto Experimental
Cursos parecidos já foram oferecidos pelo próprio centro e outras instituições em Fortaleza, entretanto, a edição deste ano apresenta um diferencial: o foco da formação será para integrantes que buscam montar uma banda de rock. Ao todo, serão 25 vagas ofertadas a jovens entre 15 e 29 anos que já toquem algum instrumento.

A escolha para a formação em rock and roll não foi por acaso. Segundo Juliana Marinho, diretora de formação do Cuca, a busca por cursos voltados para o estilo musical era maior do que para outros ritmos. A conclusão foi alcançada após levantamento realizado pela diretoria do Cuca nas regionais onde os centros estão localizados. Grupos roqueiros também marcaram presença nas inscrições para participar de eventos no equipamento cultural da Prefeitura de Fortaleza.

"Realizamos (em setembro de 2013) a segunda edição do Festival Cuca Independente. Mais de 150 bandas se inscreveram para participar do evento, todas de rock. Percebemos que esse é o universo de interesse da juventude", explica a diretora. Juliana ressalta que cursos de formação, como produção de eventos e de videoclipes, eram realizados durante o Festival Cuca Independente, estimulando uma maior profissionalização dos participantes do evento.

"A partir do levantamento, surgiu a intenção, já provocada pelos artistas, de uma formação continuada no rock and roll", detalha. Juliana Marinho afirma que o curso terminará em grande estilo: com uma apresentação aberta ao público em que os novos músicos irão apresentar o que aprenderam.

A seleção acontecerá em audiências com a coordenação do curso nos dias 29, 30 e 31 de janeiro, quando os candidatos irão apresentar seus talentos. As aulas terão início no dia 11 de fevereiro e seguem até dia 10 de maio.

Professores
Sobre os professores que irão lecionar no Projeto Experimental de Música, a coordenadora do curso, Nádia Sousa, atesta-lhes o profissionalismo.

"Os professores do curso têm formação na área musical ou vivência no campo do rock, tocando em bandas ou participando de projetos relacionados ao estilo", detalha. Lecionam no curso nomes como: Juvêncio Linhares (guitarrista e professor que acompanha bandas internacionais no Sanafest), Marcelo Holanda (professor de bateria e percussão do Sesi da Barra, além de ser membro da banda da cantora Paula Tesser), Roberto Holanda (ex-guitarrista da banda Rubber Soul, saxofonista e professor do Cuca), Francisco Neto (tecladista de diversas bandas de Fortaleza) e Vera Barros (professora de canto do Cuca e do Centro Cultural Bom Jardim).

Em paralelo aos cursos de formação na área musical, o Cuca ainda desenvolverá atividades do Curso Técnico de Palco, para a montagem de estruturas para shows ou espetáculos cênicos.

"Os estudantes já vão atuar com o projeto experimental, montando o palco onde acontecerão as apresentações", diz Nádia Sousa. A coordenadora ainda informa que os estudantes não precisam possuir os instrumentos que pretendem aprender. Todo o material será oferecido pelo Cuca.

Disciplinas

Segundo Roberto Holanda, professor das disciplinas de História do Rock e Teoria Musical, o curso vai tentar dar aos alunos embasamento sobre o que é o rock and roll. "Acontece da pessoa conhecer apenas um aspecto do estilo, seja uma banda ou um artista, e acaba considerando aquele o único ponto de referência dentro da vertente do estilo. Vamos dar ao aluno a oportunidade de conhecer as raízes da música", detalha o músico e professor.

Sobre a ementa da disciplina, o professor destaca que as aulas seguirão uma ordem cronológica, iniciando no blues passando pelo rhythm and blues, rockabilly, rock clássico e progressivo.

"Na aulas sobre os estilos, vamos destacar a biografia de grandes artistas, como Robert Johnson, Louis Jordan, Chuck Berry, Jerry Lee Lewis, Elvis Presley, The Beatles, Rolling Stones, The Who e Led Zeppelin". Sobre as aulas de Teoria Musical, o professor afirma que a linguagem musical é única, entretanto as aulas darão uma ênfase ao rock and roll.

Será ofertado aos alunos treinamento auditivo para conhecer riffs de guitarra antológicos, transcrição de solos e rudimentos de bateria de músicas de bandas consagradas que utilizem os instrumentos ofertados no curso: guitarra, baixo, bateria e teclado.

Roberto Holanda destaca que, durante as audiências de seleção, serão priorizadas bandas ou integrantes que busquem dar início a um projeto autoral.

Mais informações:

Projeto Experimental de Música. Inscrições até 25 de janeiro, no Cuca Che Guevara (Av. Presidente Castelo Branco, 6417 - Barra do Ceará). Contato: (85) 3237.4688

LEONARDO BEZERRAREPÓRTER

SAIBA MAIS
Conteúdo programático
Teoria Geral da Música
História do Rock
Prática de Conjnto/Prática Individual Orientada
Total: 138h

Específicas

Cordas Dedilhadas
Percussão Bateria
Teclado
Total: 60h (o aluno escolherá o instrumento de preferência)
Opcional: Canto (30h)
Total: 228h horas/aula

Inscrição
Documento de Identificação, foto 3x4 e comprovante de residência. Menores de idade devem apresentar autorização (modelo disponível no Cuca), assinada pelos pais

♫ ♫ Compartilhe ♫ ♫

Bookmark and Share

♫ ♫ Educação Musical ♫ ♫

♫ ♫ Educação Musical ♫ ♫
Educação Musical é a educação que oportuniza ao indivíduo o acesso à música enquanto arte, linguagem e conhecimento. A educação musical, assim como a educação geral e plena do indivíduo, acontece assistematicamente na sociedade, por meio, principalmente, da industria cultural e do folclore e sistematicamente na escola ou em outras instituições de ensino.